sábado, 25 de abril de 2009

Origem do Nome dos Carros

Olá Pessoal!


Sábado de chuva aqui em Floripa, então vou postar algo tranquilo para relaxar. Vai ser sobre a origem dos nomes dos carros. Você Sabe a Origem do seu?



Astra (Chevrolet):Aqui, a Chevrolet fugiu um pouco do trivial e resolveu evidenciar os conceitos tecnológicos e estéticos. O nome Astra, assim como Prisma, tenta vender a ideia de um carro atual, moderno, conectado com o mundo.

Bora (Volkswagen): nome de um vento que sopra no sul do Mar Adriático.

Chevette (Chevrolet): pequeno Chevy, ou pequeno Chevrolet.

Clio (Renault): é a musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações.

Corcel (Ford): raça de cavalo de corridas.

Corsa (Chevrolet): corrida em italiano, porém o nosso dicionário diz ser um veículo para transporte de passageiros, desprovido de rodas e puxado por homens ou animais.

Fusca (Volkswagen): o "V" em alemão tem som de "F", o que criava a sonorização do nome Volks em Folks. O povo brasileiro, pela simpatia que tinha pelo Volkswagen, carinhosamente rebatizou o veículo para Volks e posteriormente para Fusca, que foi adotado oficialmente pela Volkswagen, a partir de 1983.

Gol (Volkswagen): a origem vem do Inglês goal, que significa objetivo, meta. Também tem relação com gol de futebol, mas essa relação demorou a ser oficializada pela VW, que só ocorreu com a geração 4.

Golf (Volkswagen): o nome faz alusão ao esporte golfe, que sugere esportividade associada ao requinte.

Jetta (Volkswagen): esse nome foi gerado aleatoriamente por computador.

Kadett (Chevrolet): cadete, em alemão, que em português quer dizer filho de família nobre incorporado ao exército.

Kombi (Volkswagen): em alemão “Kombinationfahrzeug” quer dizer veículo combinado para carga e passageiro.

Ka (Ford): representa um dos elementos que, segundo os egípcios, formavam o ser humano. Ligado ao corpo de alguma forma, era uma individualidade ou personalidade.

Maverick (Ford): trata-se de um touro selvagem que vive na América do Norte.

Mustang (Ford): uma raça de cavalos selvagens da América do Norte.

Opala (Chevrolet): parece ser uma mistura de Opel com Impala, mas também é o nome de um mineral cuja cor tem grande destaque, chamado por opalino.

Palio (Fiat): nome dado a uma corrida de cavalos realizada na Idade Média durante as festas populares, cujo vencedor levava esse nome. A mais famosa se deu próximo a cidade de Siena, na Itália.

Passat (Volkswagen): vento alísio que cruza a Europa de leste para oeste.

Vectra (Chevrolet): nome selecionado por um computador para obter palavras fictícias que lembrassem a palavra alemã “vector”.
Por hoje é isso!
Obrigado
Thiago Hoeltgebaum

Um comentário:

  1. O Kadett eu conheço outra origem, criada lá pelas bandas do Rio Grande do sul onde dois amigos procuravam pelo carro em um estacionamento qualquer, quando depois de algum tempo um vira pro outro e diz: - Mas Kade tchê? Bah! onde tu colocou teu carro? hahahahaha!!! POxa! essa é fraca e velha... né!!! Abração Primo!

    ResponderExcluir