quinta-feira, 16 de abril de 2009

Turbo de Geometria Variável


Olá Pessoal!

A semana está meio corrida, os planos que eu tinha para comentar sobre suspensão não deram certo. Mas fiquem tranquilos que nesse feriado eu coloco sim!


Agora o assunto é Turbo de Geometria Variável:

Mais uma vez vou colocar uma pergunta da "Revista Quatro-Rodas" de agosto de 2006 na íntegra.


O que é turbo de geometria variável?


É um dispositivo na entrada da turbina que altera o ângulo das pás de orientação do fluxo dos gases de escapamento no interior da carcaça, comandado pelo sistema de gerenciamento do motor. Com isso, a eficiência da turbina é aumentada a baixas rotações sem prejuízo do rendimento a altas. Em outras palavras, melhora bastante a resposta do motor ao diminuir a conhecida hesitação de turbo. O primeiro carro de produção em série a utilizar o recurso é o novo Porsche 911 turbo, lançado em março de 2006. Até então, o turbo de geometria variável só era usado em motores diesel devido à temperatura dos gases de escapamento bem mais baixa que nos motores a gasolina.



Essa foi curtinha!

Abraços

Thiago Hoeltgebaum

2 comentários:

  1. E aí Thiagão... me diz uma coisa, é muito caro a manutenção de um Renault Mégane RT 2.0 1998? abração!

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  2. boas,sou cesar e vi o teu comentario.estou de acordo contigo quanto a maneira que funciona o turbo de geometria variavel mas o primeiro carro a gasolina nao foi o porsche!foi o peugeot 405 T16 em 1992 com o turbo garret vat25 que e de geometria variavel!abraco

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