segunda-feira, 13 de abril de 2009

Desligamento de Cilindros


Então Galera

Estava eu dando uma folheada numa "Quatro-Rodas" de 2006 quando encontro no "correio técnico" uma pergunta que merece espaço aqui no blog.


Vou colocá-la na íntegra:


Como funciona o sistema de desligamento parcial em automóveis com motores V8? Quais são os cilindros desligados? Existe sistema parecido nos motores V12?

O desligamento funciona em duas etapas. Em uma delas, age sobre os tuchos correspondentes aos cilindros a serem desativados, de maneira que as válvulas de admissão e escapamento passem a não abrir. São tuchos e mecanismos complexos que envolvem até pressão de óleo do circuito de lubrificação no trabalho de movimentar ou não as válvulas. Pode ser tanto no caso de comando de válvulas no bloco quanto no cabeçote. A outra parte da ação e cortar a injeção de combustível dos cilindros desligados. O sistema é controlado pelo módulo eletrônico de comando do motor e se baseia principalmente no vácuo do coletor de admissão. Quando este está elevado por um determinado tempo, é sinal de que o veículo se encontra no plano e em velocidade constante. O sistema da Honda desativa um lado do motor V6, enquanto no Hemi V8 da Chrysler cilindros opostos é que são desligados, como nos motores GM. Os cilindros desligados nos V8 geralmente são o 1, o 4, o 6 e o 7. Existe desativação de cilindros também nos Mercedez-Benz V12. Até 20% de economia de combustível é obtida por esse processo, que tem também o nome de cilindrada sobre demanda, ou seja, usa-se o motor “maior” só quando é necessário.

Acho uma tecnologia muito interessante, ainda mais quando o que está em voga atualmente é realmente a redução do consumo e da emissão de poluentes. Perdoem minha sinceridade, mas com um V8 em minhas mãos, eu não ia querer saber de usar só metade dele. HAHA

Essa foi curtinha pessoal!
Abraços
Thiago Hoeltgebaum

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