segunda-feira, 13 de abril de 2009

Aceleração Lateral



Olá Pessoal,


Enquanto busco maiores informações sobre suspensão vou colocar aqui um termo bastante usado em testes de automóveis, é muito comum em revistas especializadas escreverem:"A aceleração lateral do carro é 1g". Mas o que isso quer dizer?


Aceleração Lateral é a aceleração em que o carro (e os ocupantes) está submetido numa curva antes de derrapar. Quanto maior for o valor da aceleração lateral gerada pelo carro, mais rapidamente a curva poderá ser feita.


Do mesmo modo em que "colamos no banco" quando aceleramos o carro, sentimos que estamos sendo jogados para fora da curva com a aceleração lateral. A unidade de aceleração em nosso sistema de medidas é o m/s², porém convencionou-se exprimi-la em "g", é mais ou menos quantas "gravidades" de aceleração lateral o carro aguenta.

Por que é relevante ter esse dado?
Na Formula 1, a leitura da aceleração lateral (A.L.) informa aos boxes o estado dos pneus. Se perdem aderência a A.L. Nos sistemas de controle de estabilidade dos carros de rua, a A.L. informa quanto a aplicação dos freios, redução de potência ou escolha da roda para tracionar.


Os números dos carros nacionais variam entre 0,7 e 1 g. Porém na Formula 1, esses números chegam a 4g, o que implica em grande esforço dos músculos do pescoço por parte dos pilotos.
Bom, esse foi mais um conceito que aparece no mundo automotivo!
Espero que foi possível aprender um pouco mais.
Abraços

Thiago Hoeltgebaum

Um comentário: