segunda-feira, 20 de abril de 2009

Suspensão



Olá Pessoal!


Começa com esse post a série sobre suspensão, que abordará os principais aspectos relacionados ao assunto, além de explicar os vários tipos e explicar as vantagens e desvantagens. Sabemos que os termos utilizados são muitos: Eixo Rígido, Eixo de Torção, Independente, Semi-independente, Molas Helicoidais, Feixe de Molas,...Enfim, uma sequência de termos e conceitos que se misturam ao pensar em SUSPENSÃO.


Mas vamos com calma, primeiramente vamos tentar entender para que serve o conjunto da suspensão como um todo, seja ela de qualquer modelo. O termo suspensão vem das antigas carruagens a cavalo, devido ao fato de que as carruagens mais luxuosas ficavam realmente suspensas entre os eixos, diferentemente das carroças de carga, que ficavam apoiadas sobre os eixos.


Vamos deixar a perspectiva histórica de lado e partir para a funcionalidade. Em um primeiro momento a função da suspensão é não permitir que as irregularidades do terreno sejam transmitidas para o veículo e para seus ocupantes. Posteriormente ela garante que as rodas fiquem em posição favorável seja em curvas ou em contato com o solo sobre qualquer situação de esforço.


Partindo para o lado do "princípio ativo" , dizemos que a suspensão trabalha sobre o princípio da deformação elástica dos materiais, ou seja: Quando submetidos a algum tipo de força, se deformam, e quando a força cessa, eles voltam ao tamanho original.


Diz-se que a suspensão é formada por dois elementos básicos: Elementos de ligação e elementos elásticos. Os elásticos são todos os tipos de mola. Os elementos de ligação, entretanto, são os mais variados possíveis. Eles têm por objetivo ligar cada uma das rodas a um ponto da estrutura (chassi ou monobloco).

Por hoje é isso,
O objetivo era introduzir o assunto.
No próximo "capitulo" veremos as molas, os amortecedores e a barra estabilizadora.

Até Mais
Obrigado
Thiago Hoeltgebaum

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