segunda-feira, 6 de abril de 2009

Freios ABS



Olá Pessoal!


O assunto de hoje é FREIOS ABS, um dos avanços que mais contribuíram para o aumento da segurança ao volante. Os números mostram a realidade: Na Europa ocidental praticamente todos os carros saem de fábrica com ABS hoje. Nos EUA o número passa de 70%. No Brasil, com muito esforço, passamos de 10%. Mas por que isso acontece?


Devido a consciência e legislação nos outros países. Há leis na Europa que obrigam aos fabricantes colocarem como itens de série freios ABS e Airbag, por exemplo. Somente nesse ano a lei do airbag foi aprovada aqui. E ainda temos que esperar pelo menos 5 anos para que as montadoras se preparem.


Resumindo, sem dúvida, ABS deveria sim ser item de segurança básico. Mas o assunto principal não é político e sim mecânico, meu objetivo é mostrar o princípio básico de funcionamento. Vamos lá?


1 - O que significa e de onde surgiu o ABS?


ABS significa Sistema Anti-travamento de freios (Anti-lock Brake System). Foi desenvolvido para ser utilizado em aviões na década de 1950. Evidentemente o sistema não era operado eletronicamente, e sim mecanicamente. Apenas em 1978 "nasceu" o ABS nos moldes atuais. Foi criado pela BOSCH e instalado num automóvel Mercedes-Benz.


2 - Como funciona?


O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro. Em situações de frenagem cotidianas, o sistema ABS não é ativado. Quando a velocidade da roda cai muito em relação à do carro, ou seja, na iminência do travamento, o sistema envia sinais para válvulas e bombas no sistema de óleo do freio, aliviando a pressão. Essa operação causa uma vibração quando se "pisa fundo" no pedal do freio, o que deve ser considerado pelo motorista como operação normal do sistema.


3 - "Realmente funciona" ?


O objetivo do ABS é reduzir a distância de frenagem. Principalmente em condições de baixa aderência o sistema ajuda a evitar acidentes, pois faz com que o motorista tenha o controle do carro em todo o momento da frenagem. Não é preciso dizer que esse freio não fará milagres, mas com certeza auxiliará na segurança e digiribilidade.


4 - Quais carros utilizam ABS aqui no Brasil?

Infelizmente, só os carros mais caros e top-de-linha têm esse sistema a disposição. Fiat Stilo, Honda Fit, Peugeot 307 e Citröen C3 e, mesmo assim nas versões mais caras, são exemplos de carro que contam com os freios ABS.



Espero que tenha dado uma boa idéia sobre o que é ABS.


Obrigado

Thiago Hoeltgebaum

Nenhum comentário:

Postar um comentário