sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Preparação Parte I



Olá Pessoal!


Estou criando a série "Preparação", na qual vou tentar trabalhar todas as modificações feitas num automóvel para que se possa tirar o melhor desempenho em aerodinâmica, frenagem, estabilidade e potência.

Hoje vou começar com os conceitos de Turbo, Nitro e Blower. Lembrando que esses itens não são as únicas coisas instaladas no motor. Há ainda mudanças em filtro de ar, cabos de vela, reprogramação da ECU... mas isso é assunto para outro dia!

  1. Turbo: Resumidamente turbina é um equipamento que aproveita os gases da saída do escapamento do motor para girar um eixo, que na sua outra extremidade possui uma hélice que comprimi o ar da atmosfera e manda para a entrada de ar do motor, dessa forma o carro não precisará mais aspirar o ar, ao acelerar o motor a turbina gera pressão que entra nos cilindros deixando-os mais cheios de ar/combustível aumentando a explosão e conseqüentemente a potência do motor. O aumento da potência está diretamente relacionado com a pressão que a turbina irá gerar. Turbinar um carro é uma das formas mais baratas para conseguir extrair grandes potências de motores originais, é relativamente fácil dobrar a potência de um motor instalando um kit turbo. Ainda é necessário atentar para as partes que vão sofrer grande impacto com esse aumento de potência. Dependendo do tamanho e da potência que a turbina irá gerar é importante retrabalhar pistões, bielas, anéis e virabrequim. Além de ficarem mais resistentes a solicitação mecânica, pode-se utilizar materiais mais leves , o que facilitará o trabalho do motor.
  2. Compresor Mecânico: Mais conhecido como blower, os compressores mecânicos têm resultados parecidos com os motores turbinados, só que em vez de ficarem instalados na saída do escape aproveitando os gases, o Blower fica instalado sobre o carburador ou coletor de admissão e acionado por correias ligadas no eixo do motor, jogando ar comprimido na entrada de ar do motor igual uma turbina. O Blower tem a característica de fornecer mais torque em baixas rotações e maior consumo se comparado com a turbina, porem é capaz de fornecer potência linear de modo a dar sensação que o carro tem um motor muito maior. Como o compressor rouba trabalho do motor para funcionar não é recomendado em motores de pequeno porte.
  3. Nitro: O Oxido Nitroso ao ser injetado junto com o combustível do carro dentro do cilindro do motor faz com que a explosão aumente e gere mais potência instantaneamente, isso porque o Óxido Nitroso se expande rapidamente dentro da câmara, é um método fácil de conseguir mais potência bastando apertar um botão, porem isso tem um preço, para injetar Óxido Nitroso no motor é necessário um kit que custa aproximadamente o que custaria um kit turbo e cada cilindro de Óxido Nitroso armazena uma quantidade limitada que vai durar de acordo com a potência escolhida e seu tempo de injeção. Os kits para rua normalmente são configurados para adicionar de 30 a 60cv com um tempo de injeção de 15 a 45 segundos e o abastecimento do cilindro costuma sair mais caro que abastecer todo o tanque do carro de combustível. Portanto mesmo para rua o kit Óxido Nitroso deve ser escolhido com critério e para clientes com necessidades específicas.


Bom, esse foi o começo do assunto preparação. Com certeza haverá continuação, se tiverem curiosidades ou sugestões do que desejam ver no próximo assunto é só postar um comentário.


Para esse post utilizei material do site: http://www.techcar.com.br/



Abraços


Thiago Hoeltgebaum

Um comentário:

  1. parabens pelas dicas . agora estou querendo turbinar uma panpa com motor ap 1.8 vou gastar muito . leandroserafim7@gmail.com

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