quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Antes de começar o novo “post” agradeço os comentários de ontem. Já vi que os assuntos que interessam são muitos, mas hoje vou tentar responder a pergunta do meu primo Rodrigo. "Em relação à economia, vale a pena um carro a álcool?”É uma boa pergunta, daquelas que não existe um simples "sim" ou "não". Começamos então falando de economia de combustível de modo geral. Seja álcool ou gasolina é importante saber poupar e dirigir com responsabilidade. COMO?

1- Calibre sempre os pneus, além de colaborar para a sua durabilidade ajuda também no consumo de combustível.
2- Mantenha o carro sempre revisado, trocar óleo e filtros periodicamente contribui para um funcionamento mais econômico do motor.
3- "Dirija com cabeça", ou seja, guiando na cidade, não há porque esticar o motor, não há motivo para grandes arrancadas, mantenha o motor em um regime de giros mais baixo.

Essas três dicas juntas ajudam a dar uma boa economia no final do tanque.

Para ilustrar o que acabei de explicar vou dar o exemplo que ouvi na terça-feira. Dois conhecidos meus têm um Ford Fiesta 1.0, um faz 12 km/l e outro faz 7 km/l de álcool. O meu VW Gol 1.0 a gasolina faz 14 km/l.

A diferença entre os dois Fiesta está no estilo de "pilotagem", quem dirige racionalmente no trânsito leva a melhor no bolso.
E como saber se vale a pena ou não utilizar álcool? Vamos aos números!
Aqui em Florianópolis o litro do álcool gira em torno dos R$ 1,79. O litro da gasolina custa, em média, R$ 2,70.

Vai valer a pena um combustível ou outro quando conseguir rodar mais quilômetros com a mesma quantia de dinheiro. Como assim?
Vamos utilizar os três exemplos:
1 – Carro a álcool fazendo 7 km/l
Vamos pegar esse carro botar 20 reais. Isso daria 11,1 litros de álcool no tanque
Gastando essa quantia rodaríamos 77,7 km.

2- Carro a álcool fazendo 12 km/l
Colocamos 20 reais e também daria 11,1 litros de álcool. Porém rodaríamos 133,2 km.

3- Carro a gasolina fazendo 14 km/l
Colocamos 20 reais. Deu no total 7,16 litros de gasolina. Porém rodamos 100 km no total.

Vale a pena o carro a álcool na segunda situação.
Há ainda outros fatores além do tipo de condução. Cada montadora tem o seu motor flex. Como ele trabalha com dois combustíveis ele não é tão eficiente quanto um só a gasolina ou só a álcool. A montadora escolhe se vai deixar na média ou vai puxar o desempenho mais para gasolina ou álcool. Isso também conta na hora de ver se vale a pena.

Mas o importante é saber o quão econômico um carro é e então fazer as contas. Antes de comprar, se for o caso, pergunte ao vendedor, ou ao movidos a gasolina, pesquise o mais econômico.

Desculpa o texto grande. Talvez não tenha respondido diretamente a pergunta, mas acredito que fiz você pensar sobre o assunto.

Estou aguardando comentários sobre o assunto ou ainda novas perguntas
OBRIGADO THIAGO HOELTGEBAUM

2 comentários:

  1. Seria o carro do meu pai um dos exemplos?
    hehehe
    xD

    ResponderExcluir
  2. e tem como saber qual injeçao puxa mais para q combustivel dependendo da fabrica?

    ResponderExcluir