sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Fórmula 1


A Fórmula 1, na minha opinião, vem se tornando cada vez mais competitiva nesses últimos anos. Desde o último título de Michael Schumacher, e lá se vão 5 campeonatos, 4 pilotos levantaram a taça sendo esses de 3 equipes diferentes.


2004 - Schumacher - Ferrari
2005 - Alonso - Renault
2006 - Alonso - Renault
2007 - Raikonnen - Ferrari
2008 - Hamilton - McLaren

Evidentemente há ainda muitas equipes que não conseguem o desempenho esperado, por outro lado alguns pilotos mostram que podem se tornar grandes nomes do automobilismo, como é o caso de Kubica e Heidfeld.

Essa temporada de 2009 promete ainda mais: mais emoção, mais ultrapassagens, mais competitividade. Prova disso são as mudanças programadas para esse ano, veja:

- Mudança nas Asas: a FIA quer que a turbulência causada pela aerodinâmica refinada seja reduzida . A intenção é que dois carros possam voltar a percorrer as curvas muito próximos. Os apêndices colocados nas laterais e nos bicos dos carros até 2008 (chifres, miniasas, orelhas de Dumbo e afins) estão proibidos para 2009. A bigorna (ou rabo de tubarão), um alongamento da tampa do motor, não tem impedimentos no novo regulamento.,

- Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética): Os carros não terão novidades apenas na parte aerodinâmica. O Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers - Kinetic Energy Recovery System, na sigla em inglês) será introduzido na temporada 2009. Ele é composto por duas baterias, que armazenarão energia gerada nas freadas, que será reutilizada com a injeção de mais alguns cavalos no motor.

- Pneus: A última mudança no regulamento diz respeito aos pneus. Fora da Fórmula 1 desde o fim da temporada 1997, os slicks (lisos) voltarão à categoria na próxima temporada. A intenção é recuperar a perda aerodinâmica com a maior aderência gerada pelos novos compostos, o que já foi comprovado durante os vários testes nesta temporada.


Bom, acho que isso tudo é a prova que a Fórmula 1 tem tudo para ser um grande espetáculo em 2009. Mais para frente vou colocando o calendário e mais algumas definições acertadas daqui para frente.




OBS: Peço desculpas mas esse é o último post antes do carnaval, estou indo para a praia e não será possível postar nada, quarta-feira estaremos de volta.

Abraços, bom carnaval

Thiago Hoeltgebaum

Nenhum comentário:

Postar um comentário