quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Motor Boxer


E aí galera blogueira!
O post de hoje é sobre os motores Boxer. Alguem sabe o que é? Como funciona? Vantagens e Desvantagens? Então vamos lá. 5 perguntas sobre os motores Boxer.

1- O que é um motor Boxer?
É um motor como outro qualquer, a diferença está na disposição dos cilindros que estão deitados, ou como diz a literatura científica, opostos horizontalmente. Daí vem o nome Boxer, que significa boxeador em alemão. O movimento horizontal dos cilindros fazem alusão aos punhos de um lutador. De resto o funcionamento é de um mortor com cilindros em linha ou em V, por exemplo.

2- Quais a Vantagens?
As principais vantagens se encontram no baixo centro de gravidade proporcionado ao veículo, isso auxilia no seu comportamento mecânico. Além disso ocupa menos espaço longitudinal ao comparar com cilindros em linha e está menos sujeito a forças internas.
3- E quais as desvantagens?
Pra não dizer que não existem pode-se dizer que é a dificuldade em fazer alguns serviços, como ajustar as folgas das válvulas

4- Que carros utilizam esse motor?
O mais próximo de nós são os VW Fusca, Kombi, Brasilia, Variant, Gol (primeiro modelo). O mais tradicional, no entanto é a porsche que ainda utiliza na maioria dos seus carros essa configuração. A Subaru utiliza e a Alfa Romeo também já utilizou.

De uma olhada nesses links para tirar algumas dúvidas que, por ventura tenha ficado








É isso, qualquer coisa façam contato


Obrigado

Thiago Hoeltgebaum

9 comentários:

  1. o subaru impreza ainda usa o boxer como eskema de motor nao?

    ResponderExcluir
  2. nao seria uma desvantagem o fato de haver um desgaste anômalo devido a gravidade numa das partes do cilindro? como me parece q o virabrequim n eh centralizado, para tornar o centro de gravidade do motor na mesma linha longitudinal do centro de gravidade do resto do carro o motor teria q estar mais para um lado q para o outro ou o projeto do carro como um tdo compensa? isso nao vale para o gol I, mas para a kombi e o fusca existe alguma vantagem do boxer ser posto atras ou sao asvantagens de colocar qualquer motor atras?

    ResponderExcluir
  3. Pow! Num te esqce q a Ferrari já ostentou um MAJESTOSO 12 (6 + 6) he he he!!!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Há dias fiz uma solicitação quanto a refrigeração dos motores boxer. O motor boxer da volks é refrigerado a ar e no caso dos motores boxer da subaru. Para os motores boxer existe refrigeração a agua ?. Por gentileza me esclareça essa dúvida. Jeferson - Recife - PE.
    O meu e-mail para resposta: jefersonlins@gmail.com . Por favor, responda-me !.

    ResponderExcluir
  5. qual a ordem de ignição deste motor ?
    Agradecido

    preciso montar um e queria saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do Fusca, a ordem é 1-4-3-2

      Excluir
  6. Nas motos o motor boxer é vantagem, nas década de 80/90 no rally paris dakar, por exemplo, ganha tempo a manutenção das motos BMW e o motor boxer fazia com que toda manutenção de motor, desmontagem, se dava com a moto montada, sem precisar reitrar o motor dela.

    ResponderExcluir
  7. Ola Thiago,meu nome e' Marcos Gripp.Thiago,gostaria de saber se existe algum defict quanto a lubrificaçao, nos motores boxers? Ja' ouvi falar neste problema em motores boxers na aviacao.

    ResponderExcluir
  8. Boas... Eu tenho um AR 33 1.5TI. Este tem um motor boxer de 4cilindros com 1.5l. Sim. Os motores boxer, mesmo como o Thiago disse são usados ainda hoje pela Porsche, com isto quero dizer que têm refrigeração liquida (liquido de refrigeração ou água). Em relação aos problemas de lubrificação, são como qualquer outro motor... Desde que o óleo e o filtro sejam mudados a tempo e horas, não há qualquer tipo de problema... Um aparte...
    O motor boxer é muito fixe, porque pelo menos nos 33 como o meu, como os pistões trabalham na horizontal, dá uma vibração de potencia ao carro... Eu adoro... Espero ter ajudado... Cumps

    ResponderExcluir