terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Baterias


Olá Pessoal,
Carnaval passou, vamos ao trabalho...
Hoje decidi comentar sobre uma peça relativamente barata, de fácil manuseio, durabilidade média de três a quatro anos e que não acarreta grandes problemas quando estraga.
Essa peça chama-se Bateria!

- Definição e funcionamento: A bateria é um acumulador de energia, ela armazena energia química e libera na forma de energia elétrica. Serve para acionar o motor de arranque para dar partida no carro e para funcionar os componentes elétricos e eletrônicos quando o veículo não estiver ligado.

- Dicas para uma maior durabilidade:
  1. Não incline a bateria, isso evita vazamentos da solução ácida, altamente corrosiva.
  2. Dê partidas curtas.
  3. Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade na partida e por luzes fracas.
  4. Se for instalar algum opcional elétrico não original, verifique se há a necessidade de troca da bateria por motivo do aumento de demanda elétrica.
  5. Evite deixar faróis, rádio e outros equipamentos elétricos ligados por muito tempo com o motor desligado.
  6. Mantenha os terminais da bateria bem apertados e em bom estado.
  7. Se os pólos da bateria estiverem cobertos por um pó esverdeado, não se preocup. É simplesmente o zinabre, produto da oxidação dos terminais dos cabos. Isso é bem comum e não chega a ser um problema. Para eliminá-lo, limpe os pólos com uma escova e lubrifique com vaselina ou graxa branca antes de conectá-los aos terminais.

Um problema mais raro é a bateria entrar em curto. Foi o que aconteceu nesse domingo de carnaval com o Clio do nosso amigo Leonardo. Felizmente pude emprestar minha bateria para ele chegar até ao centro da cidade e realizar a troca. Percebi que a bateria estava em curto por o carro ter apresentado os seguintes sintomas:
- O pisca-pisca funcionava ao dar a partida do carro
- O motor não funcionava

Por hoje é isso,
Primeiro post depois do carnaval começou o não pessoal!
haha

Abraços
Thiago Hoeltgebaum

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