terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tecnologia Flex

E aí Galera!

Gostaria de Falar hoje sobre os automóveis flex.

Quando nasceu o veículo flex?

Mesmo que em 1908 Henry Ford tenha concebido um Ford modelo T rodando que funcionava tanto a gasolina como a álcool e, mesmo que nos anos 80 os EUA, por força de lei, terem desenvolvido um carro "flex", pode-se dizer que o automóvel flex nasceu, cresceu e se desenvolveu no Brasil.
O primeiro veículo a sair de fábrica com essa tecnologia foi o VW GOL no início de 2003. Os carros populares, inicialmente, foram os que adotaram o sistema. Hoje até sedans caros como o Honda Civic já utilizam o motor flex.

Qual a diferença de um motor "flex" e um convencional a gasolina?

1- Software de gerenciamento eletrônico: É necessário aumentar a capacidade de processamento e de recolhimento de dados, uma vez que o motor deve estar preparado para funcionar com proporções diversas entre gasolina e álcool
2-Válvulas: O material das válvulas e suas sedes são modificados, uma vez que o álcool não possui a mesma propriedade lubrificante da gasolina.
De resto o motor é basicamente o mesmo que um a gasolina.

Como ocorreu a evolução dos motores bicombustíveis?

A primeira geração desses motores se resumia na mudança no software de gerenciamento da injeção eletrônica para reconhecer de forma rápida a mistura de combustível no tanque e adequar a injeção e o momento da faísca das velas.
A segunda geração contou com o dispositivo de partida a frio, aquele reservatório de gasolina que fica no compartimento do motor.
Recentemente foi apresentada pela Magneti Marelli a terceira geração do sistema flex. Conta com uma mudança no software da injeção, sendo nos bicos injetores e no dispositivo de partida a frio as mudanças mais relevantes.
Os bicos tiveram a sua construção interna modificada o que permite uma maior atomização e uma maior interação entre o ar e o combustível.
O sistema de partida a frio foi totalmente modificado, o reservatório foi abolido e, no lugar dele estão duas resistências elétricas colocadas nas extremidades da galeria de combustível. Elas funcionam como um chuveiro elétrico, esquentando o combustível quando a temperatura estiver muito baixa.
Segundo os engenheiros da fábrica esse novo sistema ajuda a reduzir o consumo entre 5 e 10% e a emissão de CO2 entre 12 a 35%.



Por hoje é isso!
Espero que tenham gostado!


Obrigado
Thiago Hoeltgebaum

Um comentário:

  1. boa fio..
    jah usavam alcool em 1908?
    ahhh
    outra coisa q eu lembrei.. se nao me engano tem uma perua (n lembro qual, tlv seja a parati) q vem escrito tetrafuel embaixo do nome. C sabe quais sao os bichos q fazem ela roda?
    abraço

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