domingo, 1 de março de 2009

Injeção Eletrônica

A injeção eletrônica foi um grande marco no desenvolvimento dos automóveis, uma que substituiu os antigos carburadores dando mais eficiência e economia à queima de combustíveis. Além disso diminuiu consideravelmente as emissões de poluentes. No Brasil, o primeiro carro nacional a ser produzido com tal equipamento foi o VW GOL GTI no fim dadécada de 80. De lá pra cá as fábricas foram aderindo à tecnologia e hoje não se fabricam carros carburados.


Os carros,no início, vieram com sistema monoponto, ou seja, existia um bico injetor para os quatro cilindros. Como nota-se na imagem, o bico encontra-se no começo do coletor de admissão, e a mistura ar/combustível entra no coletor de admissão "encontrando" o cilindro correto. Fazendo algumas concessões eu chamo esse sistema de carburador eletrônico, já que a configuração física é bem próxima dos antigos equipamentos.



Mais a frente surgiu o sistema multiponto, sendo um bico injetor para cada cilindro. Um corpo de borboleta controla a entrada de ar pelo coletor de admissão. Só na entrada da câmara de combustão o combustível é injetado. O sistema mais avançado que esse é o chamado de injeção direta, em que o combustível é injetado diretamente na câmara.


As principais mudanças de um carro carburado para um equipado com injeção eletrônica multiponto são:
  1. Central Eletrônica: A partir de alguns parâmetros e sensores a central calcula o momento exato da faísca e a quantidade exata de combustível e ar a ser injetado.
  2. Sensores e Atuadores: Os sensores enviam sinais para central eletônica, são exemplos: sensor de detonação, de pressão, de temperatura, sonda lambda... Os atuadores recebem os sinais processados e fazem todo os sistema de admissão e injeção funcionar.
  3. Coletor de Admissão de Plástico: Hoje, como o combustível não passa pelo coletor é possível fazê-lo de plástico o que o torna mais leve e barato.
  4. Corpo de Borboleta: No lugar de todo um carburador existe , hoje, um corpo de borboleta que dosa a quantidade de ar.

Sobre injeção eletrônica acredito que é isso, é só uma idéia rápida sobre um avanço grande na tecnologia automotiva. Qualquer dúvida perguntem!

Já diria um amigo meu: "Hoje a injeção eletrônica sabe se que quem está dirigindo é homem, mulher e se essa está menstruada..."

Abraços

Thiago Hoeltgebaum

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