segunda-feira, 30 de março de 2009

Tração Dianteira X Tração Traseira


Ola Pessoal que acompanha o blog,


Antes de começar o post sobre Tração vou esclarecer alguns pontos. Existem, nas mais diversas áreas do conhecimento, tópicos que são controversos. Existem perguntas sem respostas. Existem perguntas que a única resposta é "depende". Por isso, tento colocar aqui as duas versões de cada assunto e depois dar a minha opinião. Cabe a você concordar, discordar e decidir o que seria melhor para seu carro.

Mas agora vamos aos fatos:

1 - Tração Dianteira: É o conjunto mais aplicado nos populares e médios. É o que seria mais simples e barato na construção. A segurança também favorecida pois o carro tem a tendência de "sair de frente", o que é muito mais fácil de controlar. Contudo, a desvantagem é em relação à aceleração. Quando pisamos no acelerador o peso "desloca-se" para o eixo traseiro, deixando o dianteiro com um pouco menos de aderência. É a configuração ideal para um carro mais barato, com características de cidade e privilegiando a segurança.

2- Tração Traseira: É o sistema mais adorado pelos pilotos e amantes to automobilismo, pois permite uma melhor transmissão de potência, justamente pelo fato do peso ser "transferido" para o eixo traseiro durante a aceleração. Com as rodas dianteiras responsáveis "apenas" em direcionar o carro, é fácil conseguir um menor diâmetro de giro, algo que facilita as manobras. Contudo, o carro tende a "sair de traseira" o que em condições de baixa aderência é perigoso, mas quem possui habilidade para "domar a fera" torna-se muito mais divertido.

Acredito que seja isso, qualquer coisa perguntem aí!!
Abraços
Thiago Hoeltgebaum

8 comentários:

  1. O que você falou é o que eu sei sobre o assunto.
    Tenho um carro tração dianteira (Palio Weekend) e um tração traseira (Chevette SL). São experiências bem diferentes de direção. Muitas características são devido ao próprio projeto de diferença de idade entre um outro (2000 e 1985), mas percebe-se diferenças consideráveis de estabilidade e, principalmente, tração. Enfim, em questão de direção, o chevette é mais divertido, o palio é mais confortável.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Agora o que me chama a atenção é que a tração dianteira tem sido usada em veiculos grandes como vans do tipo Ducato, por exemplo e não apenas em veiculos pequenos. E ainda tem o agravante de o motor ficar na horizontal oque dificulta a manutenção encarecendo-o. O que você tem a dizer sobre isso? Me responda! O brigado desde ja!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Thiago, parabéns pela página. muito interessante sua colocação e também concordo com ela. Mas, entendo que um auto com tração dianteira, vai capengar no barro e outros lugares difíceis pois eles "puxam" o veículo enquanto na trazeira ela empurra. tenho os dois, mas, para tirar barco de dentro dágua, com o tração dianteiro, já ví gente subindo no capô amassando muito, para fazer peso. agora, se barateou o veículo..... abraços jfaria

    ResponderExcluir
  4. hoje ja não se pode correr mais do que 60 kms por hora portanto o melhor é tração traseira ai voce tem possibilidade de andar em estradas de terra, subidas e ruas escorregadias e se precisar viajar longas estradas não tem grandes problemas

    ResponderExcluir
  5. enfim...
    NÃO ME AJUDOU!

    ResponderExcluir
  6. OI SOU TENHO UMASTRA GSI MTO BOM.POREM QUERO UM CARRO COM TRAÇAO PARA ANDAR EM AREIA D PRAIA DAKELAS FOFAS..DETALHE GRANDE..SEJE BARATO...E PREFERENCIALMENTE NACIONAL.. NAO QUERO MORRER PAGANDO PEÇAS CASO DE MANUTENÇAO JA TIVE CARRO IMPORTADO E SEI O Q ESTOU FALANDO... DICAS..PLEASE....SOU MULHER :}!!!

    ResponderExcluir
  7. O Anonima, tudo bem? como nos filmes de carros, e alias, no maior dos clássicos a frase vira uma máxima: "a velocidade é uma questão de $$ " rsrs

    um Niva talvez resolveria teu problema, nunca imaginei estar aconselhando este carro mas..qualquer jipinho que nao de manutençao voce comprará por volta de uns vinte a trinta paus e mesmo assim nao se podendo confiar muito, o Niva se mantém com pequenos reparos..é só cuidar igual carro de rua, trocando oleo na data certa...estas coisas, e nao pode ir muito fundo com ele, mas da p se divertir bastante.
    Para os demais ai de cima, concordo com tudo até agora, sai de um vhevette 93 e estou com uma montana 2010, o chevette realmente era mais divertido, mas pegando se o jeito da pickupezinha..da p brincar tb, a diferen'ça..eu afirmo! quando o c.. apertar, se não tiver mais opçoes em como terminar a curva..acelere!!! "punhete "o voltante e acelere!

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns, gostei de seus esclarecimentos, porém vejo carros grandes e pesados hoje com tração dianteira, como o Sorento e a Journey, fiquei até surpreso quando li a ficha destes.

    ResponderExcluir