segunda-feira, 9 de março de 2009

Preparação Parte II


Olá galera do Blog, estou aqui para postar mais um tópico sobre preparação. Como já comentei sobre motores na primeira parte vou dedicar o espaço de hoje para a suspensão.

Como todos sabem, um carro é projetado para que ele ande com segurança e conforto dentro dos limites impostos pelo projeto, pela lei e pelo bom senso. Porém, quando modificamos nossos carros é necessário saber fazer as mudanças para que ele continue mantendo aquelas características de segurança.
É por isso que digo que quem corta as molas de seu carro com o intuito de deixá-lo mais estável, "potente", seguro, firme... Está sendo um idiota. Se alguém o faz para que fique esteticamente mais bonito, tudo bem, gosto não se discute. Esse procedimento prejudica a estrutura da mola devido a diminuição da resistência às cargas aplicadas. Além disso, se o serviço for mal feito a estrutura do carro pode ficar comprometida.

Outra opção é a suspensão a ar, porém é complicado encontrar um fabricante nacional de qualidade. As bolsas de ar precisam de a resistência necessária e, por aqui, os compressores do ar condicionado são utilizados para inflar as bombas, isso pode levar a um desgaste prematuro devido a sobrecarga.

Em minha opinião a escolha mais segura são os kits de suspensão. Encontram-se no mercado muitas marcas boas certificadas por órgãos de qualidade, como Eibach, Feder e Red Coil. Se o Kit é bem preparado, o carro fica rebaixado em torno de 50 % e pode-se dizer que a estabilidade torna-se melhor, assim como dirigibilidade, frenagem, e até mesmo aceleração.

Esse foi mais um tópico, a exemplo do outro foi um panorama geral sobre o que existe no mercado. Qualquer sugestão, comentário, crítica, por favor, façam comentários.

OBS: A resolução 25/98 do CONTRAN, que versa sobre modificação de veículos, esclarece em seu artigo 7.º: Não serão permitidas modificações da suspensão e do chassi do veículo classificado como misto ou automóvel.

Fiquem Atentos
Até a próxima
Thiago Holtgebaum

Um comentário:

  1. "Está sendo um idiota" foi boa! hahaha!!! no meu primeiro carro (a parati, pq fusca não é carro... hehe!) fui um idiota desses, mas hoje em dia não rebaixo mais os meus...! abração!

    ResponderExcluir