domingo, 7 de junho de 2009

Turbinada!

Olá Pessoal!

Vou colocar na íntegra a reportagem que está no site do "globo.com" sobre uma menina de 12 anos que pilota dragsters, isso mesmo. Tá certo que são "Dragsters Junior" mas mesmo assim. Confiram


Menina de 12 anos explica como funciona um dragster



Uma menina de 12 anos está fazendo sucesso no país como uma talentosa piloto de arrancadas. A paulista Isabela Camporeze Porte é a primeira garota a acelerar um dragster no Brasil.

A bordo do bólido projetado especialmente para crianças, Isabela explica que consegue atingir uma velocidade final superior a 100 km/h em uma arrancada de 200 metros em menos de dez segundos. "Ao final da corrida, um paraquedas se abre para ajudar a frear o veículo", diz.

Medo? Perigo? Isabele garante que é tudo muito seguro. “Uso cinto de segurança com cinco pontas, macacão anti-chamas, pescoceira, capacete, luvas e bota de corrida", explica. “Eu adoro velocidade. Quando saio da pista já quero entrar novamente",

Sucesso nos Estados Unidos, o dragster é um tipo de veículo leve com motores extremamente potentes, especialmente projetados para provas de arrancadas em retas de 400 metros de extensão. No caso de Isabela, que participa da categoria júnior, a prova é disputada uma pista menor. Os veículos também são menores e mais leves (pesam 100 kg) e levam um motor Honda de 13 cavalos de potência. O dragster júnior custa cerca de R$ 20 mil e tem quatro metros de comprimento, bem menor que os veículos profissionais,de 6,8 metros, capazes de correr a mais de 400 km/h.

Isabela vem de uma família de pilotos. O pai e o irmão também participam de provas de arrancadas. A mãe disputava corridas com Opala em Interlagos. A velocidade está no sangue. “É mais seguro ela andar de dragster do que de kart”, afirma Agnaldo Renol Porte, pai de Isabela. “Temos até crianças menores, de 5 a 6 anos, andando de dragster no Brasil. Além disso, Isabela só anda em pistas credenciadas que contam com todo o sistema de segurança.” A menina não se intimidou quando foi convidada para fazer seu batismo no dragster no final do ano passado no meio dos meninos. Recentemente, bateu o recorde da pista de 200 metros do Velopark, no Rio Grande do Sul, com 106 km/h em 200 metros, baixando a marca de 13 segundos para 10,4 segundos. Para correr nos grandes dragsters, Isabela vai ter de esperar completar 18 anos e tirar carteira de habilitação. A família acompanha a menina em todas as provas. Neste fim de semana, Isabela vai acelerar no Autódromo Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR). “Daqui a alguns anos ela não vai mais caber no carro júnior e terá de ficar alguns anos sem correr”, diz o pai. Segundo ele, quando isso acontecer, Isabela vai fazer cursos de pilotagem nos Estados Unidos para aprender a correr nos grandes bólidos.

Bom, é isso!

Achei interessante, quem me dera poder ter corrido de Dragster tbm!

Amanha tem Formula 1, vamos ver o que vai dar!

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário