quarta-feira, 3 de junho de 2009

Lubrificação


Olá Pessoal!


O Post de hoje é dedicado a responder a mais uma pergunta do Rodrigo. Aproveito a pergunta e já faço um comentário mais extenso sobre lubrificação.


A pergunta do nosso amigo leitor foi: "E aí Thiagão, tô aqui de novo né!!! Pra te encher o saco mais uma vez... Ainda com relação ao motor flex... Qual seria o melhor óleo pra este tipo de tecnologia... sintético, semi, 10w40, 20w50... enfim!!! Deixo aqui mais essa!!! Valeu!!! abração!"


Bom, poderia responder em poucas palavras. O melhor óleo para cada carro é o que está especificado pelo fabricante no manual do veículo. Na minha opinião há um só motivo para trocar as especificações do óleo do seu carro: Preparação para corrida. Esse é o único caso, uma vez que se procura otimizar ao máximo o rendimento sem se preocupar com a durabilidade a curto prazo. Qualquer que seja a outra opção, o ideal é manter o que já foi projetado.


Mas, como não consigo responder só isso vou explicar um pouco mais sobre os óleos, os tipos, as classificações etc...


O óleo lubrificante tem como principal função diminuir o atrito entre as peças metálicas do motor. Em casos secundários serve para diminuir a temperatura do motor, mas isso é outra história. Em outras palavras, ele ajuda a reduzir o desgaste entre das peças.


O óleo quando passa pelas galerias do motor acaba retendo sujeira e com o tempo vai perdendo suas características, o que vai levar a um desgaste maior das peças e um maior consumo de combustível. Por isso é muito importante fazer as trocas periódicas, tanto de óleo como de filtro. Segundo meu mecânico, sempre se deve trocar o filtro junto com o óleo. Deixar o filtro velho acaba sujando o óleo novo que vai entrar no motor.


Os lubrificantes são podem ser divididos em sintéticos, semi-sintéticos e minerais.


1- Sintéticos: São óleos obtidos em laboratórios, por reações químicas. Possuem maior poder de limpeza e diminuição de atrito, porém custam mais. É um óleo mais estável em relação a viscosidade.

2- Semi-sintéticos: É uma mistura de compostos sintéticos e minerais, tenta reunir o melhor dos "dois mundos", melhor lubrificação com preços mais baixos.

3- Minerais: São obtidos a partir do petróleo e sua qualidade depende da qualidade do petróleo.


Qual escolher?

Depende do seu bolso. Se o manual prevê um óleo mineral para o tipo de carro, você pode escolher um sintético, pois é melhor, e ainda fazer as trocas num espaço um pouco mais prolongado. Porém se o manual recomenda óleo sintético, é melhor não colocar mineral. Outra dica interessante é não misturar marcas nem tipos diferentes. Cada um utiliza aditivos próprios e a mistura pode criar algum tipo de depósito no cárter. Quando optar por alguma mudança deixe o esgotar bem o reservatório e troque (como foi recomendado) o filtro.


Há ainda algumas especificações que, em minha opinião, devem ser mantidas de acordo com o manual independente da marca ou tipo. São as indicações do tipo SAE 20W40, ou 20W10 . Mas o que quer dizer isso?


SAE - É a sociedade dos engenheiros automotivos, nesse caso, criou um padrão para a classificação dos óleos.


20W40 - O primeiro número junto com o w (winter = inverno) refere-se a qualidade da lubrificação com o motor frio. Em baixas temperaturas o óleo fica "mais fino" ( o termo correto seria menos viscoso)e facilita a partida e a lubrificação em condições de motor frio. O último número corresponde ao trabalho em altas temperaturas. Nesse caso a lubrificação melhora pois o óleo fica mais viscoso (mais grosso) e consegue impedir melhor o atrito entre as peças.



Há ainda a classificação API (Instituto Americano de Petróleo) criada para mostrar a qualidade da lubrificação. Tudo começou com óleo SA, depois SB, depois SC e assim foi.... Cada avanço uma letra é adicionada. Encontramos no mercado SJ e SL por exemplo.



Tentei aqui expor o mais importante sobre lubrificação. Mantendo as especificações do manual, seu carro vai funcionar perfeitamente, porém algumas trocas podem trazer bons efeitos. Vai de você escolher. A opinião de seu mecânico pode contar se quiser fazer uma mudança radical no seu óleo.


Espero que tenham gostado

Thiago Hoeltgebaum

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