domingo, 14 de junho de 2009

Ferdnand Porsche - I


Olá Pessoal!


A partir de hoje vou dedicar um certo espaço para colocar pequenas biografias de pessoas que realmente trouxeram grandes contribuições ao mundo automobilístico. Como sou um grande admirador da Porsche, nada mais justo do que começar com Ferdnand Porsche, o "genitor" da grande marca alemã de veículos esportivos.


Ferdnand Porsche nasceu em 3 de setembro de 1875, em Maffersdorf, hoje parte da República Tcheca. Mesmo não tendo um extraordinário desempenho no colégio, Ferdnand era fascinado por tudo que envolvesse mecânica e elétrica. Chegou a produzir um gerador para a residência de sua família.


Porsche conseguiu por conta própria um emprego em Viena na empresa Bella Egger, o que foi um desgosto para o pai que o queria trabalhando na empresa de metalurgia da família. Durante os quatro anos em Viena, ele queria aprofundar seus estudos mas não tinha condições de pagar uma faculdade. Por este motivo, começou a entrar escondido em uma sala da Universidade Técnica para aprender tudo o que podia sobre engenharia e eletricidade.


O entusiasmo de Ferdnand por eletricidade chamou a atenção de Jacob Lohner, um montador de automóveis que acreditava que os automóveis elétricos viriam a ser o futuro. Lohner o contratou como engenheiro e piloto de testes.


Em 1900, o primeiro veículo projetado por Ferdnand Porsche foi exibido em Paris. Com apenas 25 anos projetou um automóvel impulsionado por motores elétricos individuais que estavam diretamente ligados às rodas dianteiras, eliminando com isso, qualquer tipo transmissão. Mesmo com a redução de peso conseguida, as baterias necessárias para o carro andar teriam que ser muito grandes, o que inviabilizou o projeto.


Tempos depois os automóveis ficaram conhecidos como Lohner-Porsche sendo fabricados até mesmo para corridas, tornando-se mais leves e velozes. É muito interessante perceber que os Conceitos de Ferdnand Porsche estavam a frente de seu tempo: Tração nas quatro rodas, tração dianteira, energia elétrica, energia híbrida eram recursos desconhecidos no início do século 20 e, ainda hoje, 100 anos depois os fabricantes de automóveis continuam lutando para adotar algumas dessas idéias.


Em 1905 tornou-se diretor técnico na Austro-Daimler, filial da alemã Daimler na Áustria. Fabricou nessa época veículos mais comerciais e convencionais. Dispensou os motores de 20 Litros ( sim 20.0) utilizados pelos concorrentes optando por um motor de quatro cilindros com 5.4 Litros que atingia 95 hp. O automóvel chegava aos 144Km/h e garantiu vitórias em competições para a Austro-Daimler.


Já em 1916 foi premiado com um doutorado honorário pela Universidade Técnica de Viena, aquela em que ele entrava às escondidas. Depois da Primeira Guerra Mundial, Porshce foi incumbido de resconstruir a Austro-Daimler mas, sua idéia de construir automóveis pequenos e eficientes não foi aceita pela diretoria da empresa. Acabou então construindo um carro de corrida de 1100 cilindradas, o qual venceu na sua categoria a corrida de Targa Florio de 1922.


Ferdnand ficou frustrado com a Austro-Daimler, pediu demissão e mudou-se para Stuttgart, na Alemanha. Trabalhou diretamente na Daimler como projetista chefe de automóveis de corridas. Desenvolveu pequenas máquinas de 2.0 Litros superalimentadas, superconfiáveis e bem-sucedidas, vencendo outra vez Targa Florio em 1924.


Posteriormente trabalhou para Mercedes, desenvolvendo veículos grandes e beberrões. Essa não era a filosofia então pediu demissão em 1928. Voltou para a Áustria, trabalhou em mais uma empresa projetando carros, mas em 1929 a empresa passou dificuldades e a Austro-Daimler a comprou. Não desejando trabalhar novamente para essa empresa, Porsche pediu demissão e, aos 55 anos estava desempregado.



E agora, o que acontecerá com Ferdnand Porsche? Será esse o fim do caminho? Morrerá bêbado, entregue às baratas? Se você quer saber como ele saiu dessa, aguarde o próximo post!


Abraços

Thiago Hoeltgebaum

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