sábado, 11 de julho de 2009

Ferdnand Porsche II


Olá Pessoal!

Depois de uma longa jornada sem postagens começo hoje uma longa jornada de informação e entretenimento pra vocês.


Esse longo tempo sem comentários aconteceu por que realmente não tinha tempo para mais nada se não estudar, mas agora que as férias chegaram muitas novidades vão aparecer por aqui!


Para começar vou terminar um assunto que estava pendente: Ferdnand Porsche.


Vimos anteriormente que Porsche aos 55 estava desempregado (por vontade própria) apesar do grande currículo que carregava. Decidiu então começar seu próprio negócio, voltou para Stuttgart, em 1930, e fundou sua nova consultoria em projetos. O Nome da empresa era "Dr. Ing. H.c.F. Porsche GmbH, Konstrutionsbüro für Motoren Fahzeug, Luftfahrzeug un Wasserfahrzeugbau". Ferdnand Porsche projetou alguns carros para a Wanderer mas suas idéias foram desprezadas após a Auto Union adquirir essa empresa.


Com os negócios parados Porsche continuou no seu projeto pessoal de construir um carro pequeno e acessível, algo como o avô do Fusca. Duas empresas quiseram fabricá-lo, uma com motor radial de 5 cilindros refrigerado a água e outra com um motor traseiro refrigerado a ar. Os dois pedidos foram cancelados pelas empresas.


Eis que em 1933 os ventos mudam e com as novas Autobahns abertas e com a diminuição dos impostos por Hitler os negócios da empresa Porsche começam a prosperar

Hitler queria um VolksWagen (carro popular) que pudesse ser vendido por menos de 1.000 marcos. Os fabricantes alegaram que com este valor seria impossível, porém Ferdnand Porsche se reuniu com Hitler para discutir a proposta. Como resultado da reunião, foi solicitado a Porsche que apresentasse um protótipo.

Porsche utilizou seus projetos anteriores para construir o Tipo 60, em 1936. Este possuía motor traseiro de 4 cilindros boxer, aliado com uma carroceria distinta e aerodinâmica. O projeto foi aprovado pelo governo com a construção, em 1937, de mais de 30 protótipos pela Daimler Benz. Começa aí a história do Fusca.

Com a segunda guerra mundial Ferdnand Porsche foi sugado pelas necessidades bélicas de Hitler, passando grande parte do seu tempo em Wolfsburg projetando tanques e uma versão militar do Volkswagen.

Após a guerra, Porsche foi preso por 20 meses como criminoso de guerra. Em 1947 foi liberado mediante fiança paga por seu filho Ferry Porsche.

Ferdnand ainda ajudou a construir o Porche 356 mas morreu em 1951 e não pode ver sua marca decolar.

Fonte: Livro O Pequeno Grande Livro da Porsche, de Philip Raby

Por Hoje é isso!!
Amanha tem Formula 1
Abraços
Thiago Hoeltgebaum

Nenhum comentário:

Postar um comentário