terça-feira, 5 de maio de 2009

Motor VHT 1.0


Olá Pessoal,


Depois desses dias sem nada novo no blog vou colocar hoje sobre a motorização VHT da Volkswagen. Como sabemos, a VW anuncia na propaganda da nova motorização na linha 2009 do Gol. Mas o que há de novo? O que gerou de potência e torque? O que é o VHT?


Bom, uma coisa de cada vez.

Sabe-se que essa geração de motores é do ano passado, porém neste ano é aplicada ao Gol também.
Para explicar nada melhor que a própria VW:

"A nova geração de motores EA111 VHT 1.0 e 1.6 Total Flex chega com uma série de aprimoramentos na versão 2009 dos modelos Fox, CrossFox, Polo, Polo Sedan e Golf. As alterações trazem uma série de vantagens que aumentam ainda mais o prazer de dirigir:
- aumento de torque nos motores, sem redução de potência
- redução do consumo
- condução ágil, com o motor sempre “cheio” em baixas rotações
- conforto ao dirigir em função da menor necessidade de trocas de marchas
- melhora do conforto acústico
- motor 1.0 com o maior torque do mercado – item avaliado pelos consumidores como o mais importante nessa categoria

Como resultado, a nova opção 1.0 (que equipa o Fox) proporciona ao motorista a sensação de maior performance nas primeiras três marchas, que são utilizadas predominantemente em ambiente urbano. Para oferecer conforto e economia, as relações da quarta e da quinta marcha, exploradas com maior freqüência em viagens, foram alongadas. "


O que mudou para elevar o torque do motor 1.0?

Para alcançar esses resultados, a engenharia da Volkswagen do Brasil trabalhou em diversos pontos. O primeiro deles foi o redesenho do filtro de ar, que agora melhora o enchimento volumétrico do motor ou, em outras palavras, ajuda a elevar sua força. Outra modificação foi feita no coletor de admissão. “Alteramos o comprimento dos dutos e o volume e a geometria das câmaras internas, o que deu uniformidade à curva de torque”, explica João Alvarez.
A próxima alteração veio na seqüência do coletor de admissão: o novo comando de válvulas mantém as válvulas de admissão abertas por mais tempo e adianta a abertura das válvulas de escape, uma operação que, além de reduzir o cruzamento das válvulas, proporciona o aumento do torque (principalmente em baixas rotações) e deixa a marcha lenta mais estável.
O motor VHT 1.0 ganhou novos pistões mais leves e compactos, que aumentam sua eficiência mecânica e reduzem os níveis de emissões de poluentes gasosos. Além da geometria dos pistões, entraram também neste “pacote de mudanças” os anéis com menores perfis, bem como bielas mais compridas, que juntas proporcionam menor atrito com os cilindros.
No geral, essas alterações deixaram o motor com funcionamento mais suave, ampliando a força além de colaborar para o menor consumo de combustível.
Já o coletor de escape passa a ser feito em chapa de aço no lugar de ferro fundido, solução que, além de aumentar a eficiência do catalisador na fase fria (momentos nos quais o motor ainda não atingiu sua temperatura ideal de funcionamento), também contribuiu para a redução de cerca de 50% do peso deste componente.
O novo propulsor traz uma nova correia elástica do sistema periférico (compressor do ar condicionado, direção hidráulica e alternador), que possibilitou a eliminação do tensionador – e, por isso, colabora também para significativa redução do peso total do motor.
Por fim, a ECU (unidade de controle eletrônica) mais moderna completa a lista de modificações feitas pela engenharia da Volkswagen do Brasil para criar o novo motor VHT 1,0L. "


OBS: VHT quer dizer Very High Torque, fácil de confundir com o VHC (Very High Compression) da GM e do CHT (Compound High Turbulence) da Ford.
Por hoje é isso
Muito Obrigado
Thiago Hoeltgebaum

48 comentários:

  1. Boa noite..acho sua opinião interessante,pois estou avaliando se comprar um novo gol com esse motor,obrigado e abraço!

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  2. Olá, amigo, as informações são valiosas. Mas, ainda estou em duvida, tenho um Fox 1,0 e, é ainda aos 1900km, muito beberrão. Será por não estar amaciado ainda? Os comentarios que achei por toda a internet é que o Fox é assim mesmo. Há alguma coisa que fazer para baixar o consumo?
    O meu está fazendo 9km na cidade(gasol) e 6km (alc). Tô achando beberrão demais pra um 1.0. Que achas? Abraço, juca de Guarapari- ES.

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  3. Motor 1.0 VHT não é Confiavel, Caso: Voyage Parte 2
    Não sei quem é melhor ou pior do brasil, só sei que comprei um voyage 2009 tem 3300km o carro foi para concessionaria fazer mais um recall e tirar barulhos das portas dianteira e trocar o auto falante e agora o mais grave o motor frio batia muito, resultado o carro ficou 15 dias e trocaram o cabecote do motor(no mes 8/2009 tinha mais de 4 gols 1.0 trocar o motor), legal 15 dias sem o carro para ir trabalhar e ir para a faculdade, fui pegar o carro, o carro é preto e estava todo empoeirado cheio de marcas de graxa ou seja depois de 15 dias la nem bateram uma agua no carro, mas o carro estava funcionando certinho e agora com 3500km abateria no motor voltou e vão trocar o motor, é mais trinta dias sem o carro (no mes 9/2009 tinha 3 gols e 1 voyage 1.0 trocar o motor), o gerente falou que esse motor é um projeto novo e que só a 2 meses atrás a wv descobriu o defeito e que foi um lote com problema, baixa oleo e motor bate podendo ate fundir antes dos 10.000km se passar de 10.000km e nao der problema sorte sua rsss

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  4. Olá Hoeltgebaum!
    Parabéns pelo seu blog.Automóveis também é minha paixão mas, ainda não sou tão interada no assunto...'Encontrei' seu blog hoje e ficarei antenada às notícias que você coloca.
    Abraço!
    SVF

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  5. gostei do blog,parabens!vou te falar uma coisa gosto de correr,esse motor VHT é booom d+ meu GOL é 1.0 e ando sempre em 160a170,é um motor silencioso e gostoso de andar e mais economico.abraço!

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  6. Eu trabalho no call center da VW e sei que essa reclamações são comuns, referente a barulhos e bateção no motor, porém não adianta nada os clientes ligarem lá reclamando, todos os casos devem ser tratados na concessionária junto ao Gerente de Serviços...
    Então por isso não se impressionem com o número de reclamações desses motores, essa linha VHT 1.0 é muito ruim, se você está querendo comprar um carro desses, melhor juntar mais um pouco e comprar um modelo 1.6, eu acho que compensará muito para você e não tem problema nenhum esses carros, é um caso ou outro de reclamação de veículo 1.6
    Mas é isso aí pessoal, o aviso já foi dado!!!
    Flw, T+!!!

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  7. Curva de torque uniforme coisa nenhuma. Meu Voyage 2010 1.0 só responde bem acima de 2500 RPM.
    Abaixo disso o carro não tem FORÇA NENHUMA. Tudo exatamente ao contrário do que diz a matéria. O carro anda muitíssimo bem para um 1.0, é verdade, mas em ALTA ROTAÇÃO apenas.
    Tem que "esticar as marchas" se quiser boa performance.

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  8. olá, vendi meu gol geração IV, 1.0 por sinal, um excelente motor, não muito econômico, mais tinha muita força e respondia muito bem nas ultrapassagens, e agora com esse novo motor VHT eis a dúvida?

    1.0 OU 1.6 O QUE ACHAM?
    obrigado, parabéns pelo blog!

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    1. Eis eu vendi o meu gol g4 e comprei um fox 1.0 com esse motor e me arrependo. Pois ele consome muito....

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  9. Esse motor é uma droga e dá dando dor de cabeça para todos que tem Fox, Gol e Voyage 1.0.
    Com +/- 10.000 km o motor começa a bater.
    Tenho um Fox 1.0 com 11.500 km e meu motor será trocado. O carro tem 1 ano. Paguei 32.000,00 e estão me dando 22.000,00. Vou perder 10 mil em 1 ano, pois todo mundo já sabe que é um motor fundido.

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  10. Eu ia comprar um fox, mais devido a isso que estou vendo aqui estou fora.

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  11. PARABÉNS PELO BLOG....GOSTARIA DE SABER SE O NOVO GOL O MOTOR É AP OU VHT??? E SE A VW AINDA VAI FAZER O VELHO E BOM MOTOR AP???DIGO O NOVO GOL 1.6....É AP?? SERÁ QUE HOJE POSSO COMPRAR UM GOL 1.0 SEM MEDO??? SERÁ QUE COM 4 PESSOAS E O AR LIGADO O CARRO FICA MUITO PESADO PRA ESSE MOTOR VHT 1.0???

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  12. bem até onde eu sei foi realmente um lote com problema de usinagem da fabrica de motores da volks em são carlos s.p e este lote foi de outubro de 2008 ate maio de 2009, agora ja está tudo solucionado tenho um gol G5 1.0 vht e estou muito contente com o carro, ele responde bem nas baixas a altas rotações rssss se bem que ele esta com apenas 700 km

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  13. Comprei um fox 1.0 20009/2010 e o motor já teve que ser trocado, depois disso toda semana aparece uma novidade, tuddo quem que não gastei nada, mais até quando vou ficar a pé com pagando um carro 0km, maior decepção da minha vida culpa do mei pai, ele dizia que carro é VW eu queria um pegeout, mais fui na dele e estou mais a pé do que de carro.

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  14. QUERO SABER SE MAIS ALGUEM TEVE O MESMO PROBLEMA QUE EU O MEU GOL G5 COM 40.000 KILOMETROS RODADOS QUEBROU A CIXA DE MARCHAS PARESSE ESTAR SENDO MUITO COMUM ISSO NO GOL NO CROSS FOX E NO SPACEFOX

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  15. Tenho um Voyage e está com 50600 KM, sempre quando o motor está frio o mesmo bate muito.
    Esse motor VHT é uma bosta, nao comprei para nao se arrepender no futuro.
    Hj estarei indo trocar o carro.
    Boa sorte para vcs,

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  16. e verdade meu fox 1.0 vht com 40000 km bateu biela 2008,2009 ainda bem que ta na garantia mas ja to começando a me arrepende p0orem querem um conselho nao comprem 1.0 ou1.6 vht como vcs tao vendo os comentarios ja valem tudo

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  17. e verdade meu fox 1.0 vht com 40000 km bateu biela 2008,2009 ainda bem que ta na garantia mas ja to começando a me arrepende p0orem querem um conselho nao comprem 1.0 ou1.6 vht como vcs tao vendo os comentarios ja valem tudo

    recado de quem manja danilo

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  18. é verdade que mesmo sendo defeito de fabrica, a vw não faz a troca do motor se as revisões não forem feita com uma concessionaria vw? Pois é isso o que aconteceu comigo, tenho um gol g5 2009 e com apenas 28,000 km o motor ira fundir a qualquer hora, e a volkswagem disse que não trocara o meu motor por não ter feito as revisões com a concessionaria deles, que por sinal não é nada confiável. Que fazer?

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  19. boa noite, meu gol g5 1.0 2008 ta cheio de problemas no motor, bate eixo virabrequim e bate valvulas alem do consumo alto de lubrificante, a concesionaria disse q a volks ta trocando o motor mais eu comprei de 2 mao, e as revisoes estao fora dos prazos, existe posibilidade de entrar na justiça contra a volks alguem passou por situação parecida ??? abs a todas ( marcelo.reguladora@gmail.com )
    me ajudem ai pessoal !!!

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  20. opa tenho um gol g5 ele esta alarmando no painel insp q siginifica falla a aaaii ok

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  21. e normal um carro g5 qndo liga pela manha ele da na iginiçao el nao pega de primeira responde aiii eu falo de parauapebas no para ok esse gol g5 ele da muito probrema rses okkk

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  22. o meu G5 2010/2011 ta com quase 9 mil km e ta perfeito não deu nenhum problema até agora.. eu não sei os modelos atuais estão dando problema no motor porque pelo que eu to vendo a maioria das reclamações de motor eh até o ano de 2010, com o motor frio se eu acelerar até 3 mil de rotação e tirar o pé do acelerador ele da uma batida mais depois que esquenta fica normal e o consumo da ultima vez que eu vi tava 7,1km/l na cidade com alcool, mais eu acelero até 3.500 rpm pra trocar de marcha e ter um bom desempenho do motor.

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  23. comprei um fox 2009/2010 acho muito lerdo,10000 km nao sobe de terceira só 2° e de alta rotaçao estou preoculpado ,porque comprei de segunda mao,o que fazer para melhorar pessoal,me ajuda.gsp

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  24. Bom eu sempre viajei com vw GOL 1.6 ,nos modelos GIII, GIV e agora GV, são bem economicos e potentes, recentenmente decidi comprar un fox 1.0 e ate o presnte momento me sinto satisfeito, pois para mim consumo e muito relativo, depende muito de como cada pessoa usa o carro, e o coonsumo que consegui com esse 1.0 esta em 8Km\l na cidade com alcool e tambem percebi que se vc usar o carro e o motor não esquentar , ou seja , andar por pouco tempo e parar e isso repetidas vezes . sim aumenta o consumo , mas se o uso for mais prolongado melhora bastante a media de KM\lts.

    Abçs. para todos!!!

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  25. Por favor, me orientem e me ajudem, estou fechando a compra de um voyage 1.0 vht 2010 \ 2.011 com 13.000 rodados!! O carro é bom, e o motor ???!!!
    email: sobrinho.m@bol.com.br
    Por favor, me orientem!
    Grato
    MARCOS

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  26. comprei um gol g5 1.0 motor vht 2011/2012 esta agora com 800km fui até nsra aparecida 400km no alcool cheguei com 1/2 marcou no computador de bordo q estava fazendo em média 12,7 fiquei bobo tá aprovado esse é mâquina.

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  27. estou com um gv 1.O 2010/2011 esta com 15000 kl ate o momento sem nenhum problema, e o carro è completo ,com ar que forca bem mais.em viagem anda bem atè os 140kh,estou gostando muito do carro...........

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  28. Possuo voyage 1.0 2008/2009 atualmente com 51.000 km e posso dizer q o motor está em perfeito estado, nunca deu problemas... As unicas criticas que faço é o barulho excessivo dentro do carro ao passar por pisos irregulares, e a suspensão dura, deixando os ocupantes sem nenhum conforto. O resto é bom, consumo, ar gela bem, estabilidade, freios, etc

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  29. Olá, adquirí um FOX 2010/2011, a direção hidráulica estorou duas vezes, com quase 5.000 km apareceu um barulho trololo no motor levei na concessionária BRAVESA o mecânico disse que era só andar com alcool que parava o barulho, mas isso só foi convessa fiada. fiquei puto e troquei por um voyage 1.6 até o momento não deu nada. aconselho ninguém a comprar veículos da VW com esse motor VHT até a VW tomar uma posição séria diante dos consumidores.

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  30. Quem quiser informação sobre o motor VHT é só entrar na internet e escrever voyage motor VHt e verão a indignação dos consumidores.

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  31. Carro é chevrolet, tenho um corsinha super 97 só para ir a Serra da Mesa (GO) pescar passo por todo tipo de estrada e nunca me deixou na mão o mesmo já está com 267.000 km rodados e nunca foi feito o motor tá melhor do que certos carros zeros da VW.

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    1. realmente o motor evo da fiat não aparentou problemas mecânicos, mas na hora de falarmos em potência e economia, a uno fire economy antiga da de 1000. qanto ao gol g5, em termos de eficiencia e economia, é mais carro q o uno. seu motor sofreu algumas alterações agora, vamos v c isso melhora né. e os modelos que deram mais problemas foram até 2009/10. dai por diante, nao ouvi queixas.

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  32. VHT=VEJO A HORA TRAVAR.

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  33. Sou mais um indignado com essa coisa que se chama VHT, tenho um G5 2010/11, tirei zero em julho de 2010, tá com 16400 km e vou ter que trocar cabeçote e anéis, sempre tive carros VW e agora essa decepção, lamentável esse país, se fosse num lugar realmente sério a montadora teria que resolver esses defeitos. marcoleotti@gmail.com

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  34. COMIGO ACONTECEU DO MOTOR BATER LOGO DE MANHÃ NA PRIMEIRA PARTIDA E UM FOX 2010/2011LEVEI NA CONCESIONARIA MANDARAM TROCAR A GOZOLINA PELO ETANOL FIZ A TROCA E DEU CERTO NÃO BATE MAIS TA COM 11680 KMS ,UM ABRAÇO A TODOS.

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  35. Eu já tive um G4 1.0 2008, peguei zero e vendi com uns 60000Km. Uma única vez deu um problema mas não foi no motor. Aliás, que motor. Dava pau em muito 1.4 e até alguns 1.6. Carrinho voava! Daí troquei por um G5 2011 1.0 VHT, zero bala tbm. Hoje ele tá quase com 20000Km, NUNCA me deu um problema, e é um excelente motor. Não faz ruído, tem o torque muito bom e é até econômico (quando eu quero, pq na maioria das vezes eu piso mesmo) Detalhe: só coloquei gasolina umas 2x até hoje.. Só abasteço com etanol. Agora tem uma coisa: esse motor AINDA não bate o do meu antigo G4, não sei o porquê, mas espero que isso aconteça algum dia! Eu recomendo o GOL 1.0 ou 1.6, é um puta carro e não perde muito quando revende! Abraço

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    1. fernando fiz um nordestao com gol 1.o g5 nao tenho que reclamar em nada ,carro bom de desempenho e economico tambem , com 4 adultos e bagagens, gastei do rio a natal 2 tanques e meio de gazolina na media de 110 a 120 as vezes passando algo mais, carro nao tem problema algum, enfim acertaram! e ja me preparo para segunda viagem,com trajetos alternativos.

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  36. Não existe melhor motor do que o AP ,ai sim é que estaremos falando de um motor resistente ,de alta performace ,e economico de verdade. Enquanto um motor desses novos vc tem que estrangular o acelerador para ele andar ,com um ap basta um cutucão apenas o carro responde bonito ,dentre o que se pode observar é que ,acelerando mais natuarmente o carro passa a ser mais gastão , ai é q entra a questão: como seu veiculo vai fazer mais media se vc tem que acelerar mais pro carro andar? Obviamente terá de jogar mais combustivel dentro do motor para que o mesmo 1.0 acompanhe outros maiores. Eu diariamente ando com esses carros novos da Vw ,Gm,Fiat e outras marcas , mas não abro mão do bom e velho motor 1.8 AP do meu gol 94 por nenhum outro , enquanto muita gente faz 10 km de media na cidade com motor mil eu faço 9.5 km e na estrada não sofro pra fazer uma ultrapassagem , aliás carro mil nem deveria ser pra br ,só atrapalham o transito .

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  37. Tenho um gol g5 09/10 com 40K, esta batendo em baixo...a autorizada diz que só trocando o motor, mas todas as revispoes teriam que ser da autorizada...mas ja fiz negocio com uma agencia e vou comprar um corolla...procurem nao tem reclamação de corolla...ou mesmo um uno 1.0 com motor fire roda sem estress mais de 150k...tive 4 uno´s, Marea, e agora comprei un uno novo e acredito que o motor EVO fiat esta muito bom desde seu lançamento. Volk´s nunca mais@!!!! Nem a marea me deu tanto desgosto..olha que to falando de um carro antigo e nao de um 2010

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  38. Tbem cai nessa, comprei
    um voyage 2011,bateu biela e a volks nada fez,mas resolvi meu problema sozinho,entreguei o carro por preço de banana e voltei a comprar um fiat,parabens a vcs q gostam da volkswagem.

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  39. Tenho um Voyage 2009 1.0...até agora não de prob...coloco o óleo 5w30.sintético.....o motor responde bem....a segunda marcha ..chega 60 km.....e rapidamente...chego a 140km de quarta e não corta o giro...então quando eu preciso correr o carro reponde bem dixando todos os 1.0 pra trás..e colocando um sufoco nos 1.4 de outras marcas..

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  40. O problema desse motor é que ele é enjuado. Oleo pra ele se n for 5w40. É certeza q vai da B.o no motor. Gaste mais com oleo caro e economize a dor de cabeça.

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  42. Olá amigos, possuo um gol g5 2008/2009 com motor vht. ocorre que ao ligar o ar condicionado o freio endurece. já me disseram que este defeito vem do coletor de admissão. o que devo fazer para sanar este problema.ja troquei hidro vacuo, pastilhas, todo o oelo de freio e os disco e o problema continua.

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  43. Eu sai de um vectra 2006 2.4 e fui pro gol 1.0 e estou achando um carro muito bom

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  44. Tenho um g5 1.0 com esse motor vht o motor e muito bom mesmo ele tem muito torque, aquele mito que ele é problemático não é verdade acontece que o 1.0 apartir dos 80km já está em 3.000 rpm para cidade o carro é bom para viajar já não é aos 3.000 giro carro já tá gritando. Ele tem torque só que o giro sobe alto demais.

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  45. Eu acho que o problema e que quem comprou um carro 1.0 quer usar como 1.6 e força demais pra querer desempenho de onde não tem

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