sexta-feira, 8 de maio de 2009

Montadoras "Tunadas"



Olá Pessoal!


Primeiramente peço desculpas pela demora em novas postagens, mas o tempo está corrido realmente e está um pouco difícil. Mas aqui estou para colocar mais conhecimento automotivo em nossas cabeças.


O assunto de hoje é "praticamente" tuning. Quando queremos apimentar um carro, procuramos a melhor oficina, talvez os melhores produtos e, pouco a pouco vamos fazendo o bólido dos nossos sonhos. Mas, quando uma grande montadora quer deixar seu carro mais "nervoso" o que elas fazem? Bom, algumas delas possuem uma divisão somente de preparação e hoje nós vamos conhecer um pouco mais sobre elas.



1- Mercedes AMG - A AMG Motors é uma preparadora de veículos e motores esportivos ligada à marca Mercedes-Benz. Foi criada em 1967 por dois ex-funcionários da montadora com o objetivo de transformar os carros da marca em veículos de competição. A parceria oficial entre começou em 1990 quando os veículos AMG começaram a ser comercializados nas concessionárias Mercedes-Benz. Em 1993 foi produzido o primeiro carro em conjunto, o C 36 AMG. Hoje a parceria continua apimentando os carros tão consagrados da Mercedes-Benz.


2- BMW Motorsport - A Motorsport tem uma história muito diferente da AMG. Isso porque ela nasceu para ser uma divisão esportiva da BMW. Foi fundada em 1972 e comandada por Jochen Neerpasch, ex-piloto de testes da Porsche. Outra diferença clássica é que a Motorsport atua todo ramo do automobilismo preparando carros BMW para Campeonatos de Turismo, Rally, 24 horas de Le Mans e o que vier pela frente. Mas, como o foco está nos carros de passeio não podemos esquecer a série "M" da BMW. Os famosos M5 e M6 hoje têm motor V10 com mais de 500 cv. Precisa dizer mais alguma coisa?


3 - Nismo Nissan - Em 1985 a Nissan decidiu que era hora de criar uma divisão esportiva. A Nismo (Nissan Motorsports) foi criada basicamente para atender às pistas. A Nissan participava de muitos campeonatos de turismo japonês até as 24 horas de Le-Mans. Mas como era de se esperar a preparadora começou a produzir alguns carros de passeio da Nissan. Os mais famosos são o Skyline e o 350 Z, totalmente preparados pela NISMO para acelerar. Hoje ela fabrica desde kits aerodinâmicos até discos de embreagens esportivos.



4 - Rally Art - Essa é a divisão esportiva da Mitsubishi. A diferença em relação às outras é que a Rally Art não produz carros de passeio. Comemora esse ano 25 anos de fundação, com o objetivo de atender todos os tipos de demanda por preparação para as pistas. Já participou do Campeonato Mundial de Rali, Rali Paris Dakar, roduction Car World Rally Championship (PWRC),Asia-Pacific Rally Championship (APRC) além de vários campeonatos de turismo que acontecem no Japão.



Com certeza ainda existem várias outras empresas que prestam serviços às grandes montadoras. Acredito que essas sejam as mais importantes. Se vocês souberem de mais alguma que esqueci, por favor dê um toque!


Abraços

Thiago Hoeltgebaum

2 comentários: