terça-feira, 12 de maio de 2009

Cenoura, Batata, Chocolate e Soja


Olá Pessoal!



Não, você não está em um blog de culinária? Mas então o que faz "Cenoura, Batata, Chocolate e Soja" no título de um blog sobre automobilismo? Calma, quem dá a resposta são os ingleses da universidade de Warwick, em Conventry.


Eles desenvolveram um carro de Formula 3 ( competição muito famosa na Inglaterra) feito com esses "ingredientes" descritos acima. Seu nome é WorldFirst ( algo como o mundo em primeiro lugar) e está abalando as estruturas do automobilismo pelo mundo. Vejamos a receita do tal WorldFirst:


Carroceria: Feita basicamente de batata.
Direção: Composta de cenouras e outros vegetais.
Banco: Espuma de óleo de soja com fibra de linhaça
Motor: Não é feito de nenhum vegetal mas é movido a biodiesel de chocolate e óleos vegetais.


De acordo com James Meredith, coordenador do projeto, o carro idealizado é o primeiro veículo de corridas feito a partir de materiais sustentáveis e renováveis. Para construí-lo, a equipe de pesquisadores procurou alternativas sustentáveis para cada componente de um carro de corrida ‘normal’. O carro pode alcançar a velocidade de 233 quilômetros por hora.


Segundo os pesquisadores, o novo carro atente todas as especificações de um carro de F3 "normal". Só não cumpre o quesito combustível, uma vez que o regulamento não permite o uso de biocombustíveis. Além disso, o protótipo tem ainda outros itens com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes, como lubrificantes de óleos vegetais e um poderoso catalisador.


Isso mostra que é viável construir um carro ambientalmente correto, com baixos custos, num momento em que os grandes patrocinadores questionam o custo-benefício do seu investimento no esporte.


"O WorldFirst descarta o mito de que a performance do carro é comprometida com o desenvolvimento de motores do futuro sustentáveis", afirma o coordenador do projeto, James Meredith.

Um comentário:

  1. Eu vi a reportagem em algum canal de televisão... Thiagão me diz uma coisa... com relação aos motores 16v, o que vc acha... muitos dizem que não presta, mas eu nunca soube porquê... Então! vale a pena ou não?!

    ResponderExcluir