sexta-feira, 1 de maio de 2009

Balanceamento e Geometria

Olá Pessoal,


O Post de hoje é sobre pneus. Pretendo dar algumas dicas de como fazer os pneus durarem mais e explicar alguns conceitos relacionados com a área da Geometria e Balanceamento.


É muito difícil estimar quantos quilômetros um pneu pode rodar. Isso acontece porque o desgaste está relacionado com diversos fatores, como a marca, a quantidade de carga que leva, o tipo de piso em que roda, a temperatura ambiente, o estilo de condução, entre outros. Outro fator é o tipo de relevo que o carro enfrenta. Em cidades com muitos morros, por exemplo, um pneu que poderia durar 90 000 km chega a durar 45 000 km.


Como muitos fatores acima fogem ao controle da fábrica e do condutor a dica é sempre atentar para a calibragem. Segundo alguns estudos uma redução de 10% de pressão, acarreta em uma redução de 5% a vida útil do pneu. Se estiver 20% abaixo do normal, o desgaste será 16% maior. Com 30% a menos de pressão, o "coitado" do pneu durará 33% menos. Como se já não bastasse, a cada 20% a menos de pressão, o carro fica 2% mais "beberrão". Isso sem falar que pneus descalibrados comprometem a estabilidade e comprometem a segurança.


Em geral a calibragem deve ser feita semanalmente (no máximo em 15 dias) sem se esquecer do estepe e de fazer o balanceamento a cada 5000 km. Porém não pense que encher demais o pneu vai resolver o caso. O excesso de pressão afeta o centro da banda de rodagem, deixando o pneu mais vulnerável a cortes e impactos, além de diminuir a vida útil e o conforto.


Outro cuidado está literalmente em suas mãos. A forma de dirigir é muito importante. Evitar fazer curvas cantando pneu, arrancadas fortes e freadas bruscas é uma forma de economizar. Passe corretamente sobre as lombadas, em velocidade baixa com o carro solto (e não freando). Nunca estacione sobre manchas de óleo, elas deterioram a borracha.

Mudando um pouco de assunto vamos à parte do balanceamento e da geometria.

Balanceamento

O objetivo do balanceamento das rodas, como o nome diz, é balancear as massas do conjunto roda e pneu que, por algum motivo, podem estar em desequilíbrio. O primeiro sinal de que a roda está desbalanceada é uma vibração sentida no volante quando a roda com problemas está no eixo dianteiro, ou no assoalho, no caso do eixo traseiro. Além do desconforto, porque o pneu literalmente pula como se fosse uma bola, essa vibração compromete a estabilidade e provoca desgaste irregular dos pneus, diminuindo a vida útil dos componentes da suspensão, como amortecedores, buchas e borrachas.

Geometria

Alinhar a direção significa ajustar três pontos da geometria da suspensão. A suspensão engloba todo o conjunto de molas, amortecedores, braços e também os pneus e componentes do sistema de direção. Os pontos a serem ajustados são:


Divergência: É a posição das rodas em relação a um plano longitudinal.








Câmber: É o ângulo da roda em relação ao plano vertical







Cáster: É o ângulo formado pelo eixo de direção e pelo plano vertical.




Em geral, o câmber e o cáster só se alteram em acidentes ou avarias, enquanto a divergência muda em decorrência do uso do veículo.

Por hoje é isso pessoal!

O comentário foi tirado da reportagem da revista Quatro-Rodas de Abril de 2009

Abraços

Thiago Hoeltgebaum

3 comentários:

  1. Muito útil o post. Parabéns.

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  2. Augusto H.de Oliveira,30/03/2013,Nova Petrópolis,RS
    Bom Dia a todos,Excelente reportagem,vou divulgar pois muita gente desconhece essa importância de se fazer Geometria e balanceamento.

    Thiago abraço

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  3. Bom Dia a todos,meu nome é Augusto,Vou divulgar essa reportagem,pois muitas pessoas desconhecem a importância de se fazer geometria e balanceamento.Já me doeu no bolso,comprei um carro zero em 1998 e a concessionária não me deu essa informação dos 5.000 km,resultado 4 pneus novos,abraço

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