Olá Pessoal!
"Vale a pena ou não motores 16V?"
A pergunta, feita pelo Rodrigo, é das difíceis de responder. De cara vou dizer que vale sim, sem dúvida, dependendo do carro que você vai ter e do uso que vai dar a ele, por exemplo. Mas antes vamos saber o que são válvulas e para que servem.
As válvulas são as peças que permitem que o ar entre na câmara de combustão (chamadas de válvulas de admissão) e que os gases resultantes da queima do combustível saiam para o escapamento (chamadas válvulas de escape). Nos veículos de 4 cilindros (é o que nos interessa agora) podem haver 2 configurações:
1 - 8 válvulas - isso indica que são 2 válvulas por cilindro, uma de admissão e a outra de escape.
2 - 16 válvulas - indica que são 4 válvulas por cilindro, geralmente 2 de admissão e 2 de escape.
Sabendo disso vamos tentar entender as demais diferenças entre os dois conjuntos.
1- Motor 8V : O cabeçote possui metade das peças de um 16V. Isso torna o custo de produção e manutenção melhor. Talvez esse seja um dos grandes motivos pelos quais os carros 1.0 16V saíram de moda. Outro motivo é que o motor 8V é mais ágil em baixas rotações, ou seja, ele despeja mais torque e potência em rotações mais baixas.
2- Motor 16V : O carro é mais potente que um equivalente 8V. Porém, o resultado aparece em rotações mais altas. O custo de manutenção e produção é mais alto e necessita de um pouco mais de cuidado na lubrificação, uma vez que o cabeçote é maior. Mas isso, com certeza, foi muito bem projetado pela fábrica.
Então? Qual é o melhor?
Bom, em minha humilde opinião os dois são bons. O carro 8V é ideal para a cidade. Consegue bons níveis de potência e torque em baixas rotações e fica mais ágil no dia a dia comparado ao seu "irmão" 16V. Porém para a estrada o 16V é superior. Com motor cheio ele ganha mais potência e trabalha melhor que os 8v.
Mas por que muitos falam que não presta?
Realmente o mito existe, mas acredito ser só mito. Quando você compara 1.o 16V e 8V andando na cidade com certeza você vai dizer que 16V não é um bom carro. Mas quero ver alguém reclamar de um Civic Si 2.0 16V, de um motor maior da Citroen ou Renault.
Enfim, as duas configurações de motores são confiáveis. Sugiro que você não escolha o carro só pelo número de válvulas. Procure entender qual o seu perfil e entender qual é o carro ideal para você.
Espero ter ajudado
Obrigado pela pergunta
Thiago Hoeltgebaum
Legal Thiago!
ResponderExcluirGostei da informação. Ajudou-me, pois tirou uma grande dúvida à respeito, uma vez que estou querendo adquirir um auto e me ofereceram um Gol 16V, ano 1999/1999.
Acho melhor recusar em virtude da necessidade de um veículo para cidade.
Obrigado!
Muito bom, Thiago!
ExcluirAbs
nota 10 pelo blog.continue assim meus parabens.
ResponderExcluirQuando se é oferecido nem se pensa duas vezes, é sim directo!!!
ResponderExcluirE não é por ser 16v que o mesmo não possa ser minimamente melhorado para ser também mais rápido em baixas...
eu tenho um peugeot 1.6 de 8v k nao fika nada
ResponderExcluiratras do motor de 16v k 1.6cc tb!!
e posso dizer k ate aos 230 kmh oh meu Deus....
ele voa..... pra mim é meu brinquedo e tem 15 anos.
ate k carros k 200cv ate aos 200kmh eu vou na frente ou ao lado deles!!!!!
porra putz de gozo...
filho da puta, pq usar "k" no lugar de "q"? Não faz sentido. 230km/h, lorota!
ExcluirÁté parece que esse carrinho chega até 230km/h....nem em uma ladeira! Acorda ae, e para de sonhar.
ExcluirEu tenho um Honda civic 2008 lxs automático 1.8 16v com 147cv, e chego aos 200km/h se pegar uma pista bem boa quase sem curva, com uma reta gigante, não me venha dizer que num peugeot 1.6 tu cegha a 230, tu deve andar de bicicleta ainda véi!
ExcluirO dia que esse peugeot chega no meu brava 2.0 20v, te dou meu carro pra você... Tá jogando muito need for speed.!!!
Excluirobrigado pelasa imformações!!! me ajudou a tirar essa duvida!
ResponderExcluirCom motor cheio na estrada é melhor, mais se vc precisar reduzir muito atras de um caminhão e depois tentar ulttrapassa-lo, verá o quanto um carro 16 valvulas faz raiva.Ainda mais se for carro 1.0, 1.6.
ResponderExcluirvc esta enganado eu tenho um corsa 1.0 16v ele não faz nada disso pelo contrário se vc tiver dando pau nele ele fica muito esperto principalmente acima de 80 joga a 3 e deixa ele ir até 120 depois joga a 4 ele parece que quer voar fala bobeira não sandro qual carro vc tem 16v?
ExcluirMuito bom, ouço muitas pessoas falarem que carro 16V não presta, porém muitos nem têm carros 16V ou não dão a devida manutenção no carro, principalmente no que se refere ao óleo certo que o motor exige. vlw msm!!!
ResponderExcluirMotores 8V tem mais torque em baixa rotação, motores 16V tem maior torque e potência em alta rotação.
ResponderExcluirPara transito urbano e pesado das grandes cidades os motores 8V acabam sendo muito mais econômicos.
16V tem o seu maior potencial aproveitado em transito rodoviário.
Quanto a qual é melhor ou pior, isso não existe, cada um tem muito bem definidas as suas vantagens e desvantagens, portanto, para cada uso específico um deles irá despontar!
Não tem como generalizar, ambos são bons!
Melhor elucidação até agora. muito grato...
ResponderExcluirTenho um,carro 8v e não vejo diferênça nem baixa ou alta rotação, acredito na relação motorista e veiculo!!!!
ResponderExcluirMt obrigado ajudou-me a tirar essa duvida,estou pretendendo comprar um carro e ja me ofereceram um 1.0 16v fiquei na duvida por causa do mito e não comprei, mas agora ja sei a diferença obrigado.
ResponderExcluirCara vou comprra um gol 1.0 16v completo 2001
ResponderExcluirsera que eu vou gastar muito com a manutenção em relação ao o 8v?
A resposta é simples!! Custo benefício.
ResponderExcluirO 16v consegue render no máximo 10% de potência a mais que o 8v.
Porém seu custo de manutenção é 40% a mais em média.
Logo o custo é maior que o benefício.
boa resposta todo mundo fala do 16v mas ninguem fala a media em relação ao custo em manutenção
Excluirnegativo eu tenho um corsa 1.0 16v e isso ai de 40% mais um mito pois quase tud do classic serve no meu seja mais especifico nas peças q chegam a esse valor
Excluirmeu carro tem 32v 286cv, algum 8v pra encarar? morram com essa merda de 8v afinal a vida é uma só...vivam nessas latas q c dizem carros fiat uno, gol, corsa<<>>civic, corolla, audi
ResponderExcluircomprem civic, corolla, audi>>> usado mas sao carros de status e conforto
ExcluirSe liga seu otario, deve andar de bike !
ExcluirTem gol q da pau em mto carro de luxo por ai !
1.0 ou 2.0 16v 8v o importante e que o seu carro te leva pra onde vc que ir.
ResponderExcluirNA MINHA OPINIÃO O CARRO DE 16 VALVULAS É BOM SÓ DE 1.3CC PRA FRENTE. 1.O JÁ NÃO PRESTA
ResponderExcluirvaleu thiago,vou comprar uma ranger 16v
ResponderExcluirtambem pensava q nao prestava
+ valeu pela dica
Comprei um Gol 99 1.0 16v. mas foi trocado o cabeçote para um de 8v, entao agora to com um gol 1.0 8v, e andanda muito bem, torque muito bom.
ResponderExcluirvaleu galera gostei do site
ResponderExcluirentão um peugot 206 1.4 16 v seria um carro bom ,porque estou sempre na estrada e na cidade?
ResponderExcluirMuito bacana á explicação sobre os dois motores
ResponderExcluirfoi muito clara,agora ficou fácil escolher um modelo.
- A toyota lançou em setembro de 2012 o ethios 1.4 16v R$ 30.000,00, estava na dúvida, agora já sei que ele é bom para viagens e não para mim que dirijo mais na cidade, grato pela informação, Lourival
ResponderExcluirAnônimo29 de março de 2012 04:31
ResponderExcluirmeu carro tem 32v 286cv, algum 8v pra encarar? morram com essa merda de 8v afinal a vida é uma só...vivam nessas latas q c dizem carros fiat uno, gol, corsa<<>>civic, corolla, audi
vai tomar no cuuuuuuuuuuuuuu seu merda fdp arrombado
tenho um astra gsi 16v e acho que foi o melhor carro que pude comprar dos que estavam ao meu alcanse.
ResponderExcluirsei o carro que tenho e digo que se puder nunca mais ando de 8v.
um abraço.
então os caras falam q 8v e 16v são as mesmas merdas q não da p perceber a diferença não vou nem fala sobre esse astras 16v em relação ao 8v e é muita sacanagem tirei pega eu com 1.0 16v corsa o astras 2.0 8v não tem tanta pegada eu estava a 180 passando por ele ele quis vim me passou peguei vaco e fui acompanhando ele depois ele foi indo mais bem devagar eu só ganhei pq minha suspensão é da frente é original turbo gas e as de tras não é especial p não ficar rabiando numa curva com oscilação a traseira do astras parecia uma rainha de escola de samba ai ele teve q dar uma diminuida, já eu não então eu fui embora agora uma vez vi o rapaz com um astras gsi 16v nem deu p brincar a 3 marcha me zuou e o bravo 1.4 16v tjet nem deu tempo de eu pegar vacuo kkkkkkkk
ExcluirThiago, 16v não prestar é um grande mito, um dos maiores no ramo automotivo.
ResponderExcluirComo você bem esclareceu, o motor 16v é um motor mais caro e isso assusta muito, já que nós temos o costume de comprar as coisas pensando em quando quebrar ou em quando vender.
A questão do mito é a seguinte, na terceira geração do gol, ele veio com um motor maravilhoso 1.0 16v, motor esperto que proporcionava uma boa dirigibilidade, o problema foi cultural. O brasileiro estava acostumado com a manutenção dos motores 8v, onde, por trabalhar em menores rotações e e ter menor número de peças, a troca de óleo tinha quilometragem recomendada de 8 mil quilometros, com a chegada do 1.0 16v, o proprietário, que tinha um 8v, não atentava para a troca de óleo, que no 16v tem quilometragem recomendada de 6 mil quilometros. Então, por conta do modo de trabalho, que é em temperaturs um pouco mais elevadas e com maior rotação, além da qualidade de óleo inferior na época, o óleo velho se carbonizava com mais facilidade e acabava por entupir as canaletas de lubrificação do cabeçote, que são bem sutis, fazendo com que a temperatura do cabeçote se elevasse e ouvesse desgaste das peças já que a passagem de óleo estava obstruída. Em decorrência disso o motor "batia", pois havia um desgaste excessivo e prematuro do cabeçote, deixando assim haver perda de compressão dentre outros sintomas.
O problema dos motores 16v é simplesmente falta de informação e mal uso por parte do proprietário!
então o q tem que mudar não é o mito o q tem q mudar é o ''costume'' de que vai comprar pensam em quebrar até pq se vc fizer as manutenções minimas ele não vai quebrar assim do jeito que vc falou parece que é descartável eu tenho o corsa wagon 1.0 16v e ele já está com mais de 300 mil km peguei ele com 107mil rodado nunca troquei a embreagem quando ia trocar ele estava como nova tirei as medidas da nova e estava quase iguais acredito q a durabilidade dos 16v seja mais que as do 8v expostos em mesmas condições
Excluirbando de otários, comprei o novo GOLF GTI, 220 CV, isso sim que e carro.
ResponderExcluirParabéns... Ótima explanação!!!
ResponderExcluirolha gente meu pai tem um gol 96 mil 16v
ResponderExcluirmal pego o carro começo os problemas
mandou fazer o motor e colocar camisa e pistão de 1.6
o carro nem parece que é mil se é loko o consumo continua o mesmo
Estou comprando um snenic 2001 2.0 16 válvulas oque vcs acham alguem tem ou já teve algum????
ResponderExcluirO que vc acha eu tou querendo comprar um gol e e 16v compro sim ou nao ele e bom
ResponderExcluirQuando ero feliz com um gol 1.0 ,97 8V...,feio um bacana e me ofereceu outro o mesmo ano,modelo 98,encostei o meu.Fiz o teste,e que maravilha de motor 16V;como responde de imediato...,sem comparação,foi como uma paixão a primeira vista.TROQUEI,sou feliz,devido essas boas informações de manutenções de óleo,filtros,atento refrigeração do motor;Vou agir com mais atenção.Tenho saudade e econômico o gol que desfiz,este também,não deu para ver a diferença.Como na paixão,não acredito que eu VÁ me arrepender.
ResponderExcluir