Olá Amigos!
Vamos falar hoje sobre comando de válvulas variável, mas antes de qualquer coisa, o que é comando de válvulas?
É um eixo formado por ressaltos excêntricos, também chamados de cames, com a finalidade de empurrar os tuchos e abrir as válvulas. Este eixo é ligado ao virabrequim e pode ser comandado por correias, correntes ou hastes.
E o que é comando de válvulas variável?
É um sistema que permite a variação no tempo e no curso das válvulas. Antes com o comando simples (não variável) as válvulas sempre abriam de forma igual, independente da rotação. Com isso os motores tinham que optar em ser potentes ou econômicos. Mas a tecnologia chegou e permitiu que as válvulas fossem abertas de acordo com a necessidade. Em baixas rotações escolhe-se a configuração mais apropriada para um menor consumo. Em rotações elevadas a performance é escolhida
Quais os sistemas mais comuns?
Acredito que os sistemas mais difundidos são o VVT-i da Toyota e o VTEC da Honda.
E como eles funcionam?*
No VVT-i. a polia do comando de válvulas de admissão possui um mecanismo interno, acionado hidraulicamente pelo próprio óleo do motor, que faz a árvore de comando mudar de posição em relação à polia e, por conseguinte, ao virabrequim, segundo o que determina o módulo eletrônico que gerencia o motor. Para essa mudança de posição, são levados em conta fatores como rotação e abertura do acelerador. Desse modo, o motor pode desenvolver potência elevada sem que isso signifique perder rendimento em rotações baixas.
Já o VTEC vai além, não só faz variar o momento em que as válvulas abrem e fecham como também o curso, ou levantamento, delas. Consegue-se isso mediante a aplicação de dois ressaltos de dimensões diferentes para cada válvula, que são selecionados por um sistema de atuação que ora faz valer um ressalto, ora ouro. O mecanismo de seleção do ressalto também é acionado pelo óleo do motor e controlado eletronicamente. O objetivo é o mesmo do sistema VVT-i.
Já o VTEC vai além, não só faz variar o momento em que as válvulas abrem e fecham como também o curso, ou levantamento, delas. Consegue-se isso mediante a aplicação de dois ressaltos de dimensões diferentes para cada válvula, que são selecionados por um sistema de atuação que ora faz valer um ressalto, ora ouro. O mecanismo de seleção do ressalto também é acionado pelo óleo do motor e controlado eletronicamente. O objetivo é o mesmo do sistema VVT-i.
* Trecho extraído do "correio técnico" da revista quatro rodas.
Por hoje é isso, espero ter contribuído para aumentar o conhecimento automobilístico de vocês.
Abraços
Thiago Hoeltgebaum
Poxa!!! Vc acredita que chegou a partir ao meio o comando de valvula do meu corsa? Não sei como, mas aconteceu!!!
ResponderExcluirEu ví!! você rebocando aquele Scania carregado com 20 toneladas, pra sair do atoleiro,Daí o comando não aguentou mesmo!!
ExcluirPORQUE AS OUTRAS MARCAS NÃO USAM ESSE SISTEMA?
ResponderExcluirAs outras marcas tem carro que possuem essa tecnologia, como o Jetta é um bom exemplo, mas não apresentam a siglas como VTEC ou VVT-I já que muito provavelmente as patentes de desenvolvimentos sao das respectivas montadoras ai em cima.
ExcluirDevido principalmemte a problemas de custo.Por exemplo , um carro popular com esse sistema ficaria mais caro e perderia em vendas para os concorrentes..
Excluirfora do brasil com serteza todas usam, mas no nosso brasil so vem os restos de la de fora, ou seja, tecnologia barata q com eh importada fika cara, baixa qualidade e tecnologia ultra passada
ResponderExcluirnos estamos começando com essa tecnologia nos motores fpt, chamamos de multiair, entretanto ainda é uma tecnologia cara
ResponderExcluirCheguei a este post porque vi que os carros da nova montadora JAC no Brasil vem com esse sistema. Estou pensando em comprar um J3, como o amigo disse, aqui ficamos com o resto, a JAC é a primeira a oferecer itens modernos como air-bag, abs-ebd, sensor de ré e etc... por um bom preço...
ResponderExcluirOutras fabricantes como a Fiat já usaram em seus motores. Só não divulgam. A Renault-Nissan usa no Fluence e no Sentra
ResponderExcluirE AMIGOS ACABEI DE COMPRAR UM NEW CIVIC E NOTEI A DIFERENÇA,AGORA ENTENDO POIS TENHO UM POLO TAMBEM FIQUEI MEIO CONFUSO COM A ACELERAÇAO DE CADA UM DELES AGORA.
ResponderExcluirO meu Nissan March, com motor 1.6 16V, que paguei somente R$ 34.000, tem comando de válvulas variável.
ResponderExcluirÉ o melhor compacto do Brasil. Carro para quem gosta e sabe dirigir!
Somente R$ 34.0000,?Tá de brincadeira.
ExcluirEntao este comando variavel de valvulas nao ker dizer que ora funciona as 16v ora as 8v e sim o curso em que ela esta atuando como tambem o tempo em que abrem e/ou fecham...?
ResponderExcluir